Província de Buenos Aires quer apoio tecnológico na área ambiental

Protocolo de intenções tem previsão de duração inicial de dois anos

seg, 26/12/2005 - 12h15 | Do Portal do Governo

O secretário do Meio Ambiente do Estado, professor José Goldemberg, e a secretária de Política Ambiental da Província de Buenos Aires, Silvia Suárez Arocena, assinaram na última quinta-feira, dia 22, em São Paulo, um protocolo de intenções com o objetivo de desenvolver programas de cooperação técnica, científica e tecnológica, para a gestão ambiental.

Além da secretária Arocena, que veio representando o governador da província, Felipe Solá, a comitiva argentina presente ao encontro para a assinatura do documento incluiu o cônsul-adjunto da República da Argentina em São Paulo, Sérgio Yaciuk, e representantes também da Secretaria de Política Ambiental da Província de Buenos Aires.

Pela Secretaria do Meio Ambiente estavam presentes, além do professor Goldemberg, a secretária-adjunta, Suani Teixeira Coelho; a assessora de Projetos Especiais, Ana Lúcia Segamarchi; o diretor da Cetesb, Otávio Okano, que esteve representando o presidente da agência ambiental paulista, Rubens Lara; e a assistente técnica da Assessoria de Projetos Especiais da SMA, Margarette Sabella.

Lembrando a importância e semelhanças entre o Estado de São Paulo e a Província de Buenos Aires, e também ressaltando a grande responsabilidade que tem nas mãos, em função de a população total do Estado ser muito próxima de toda a população da Argentina, além de afirmar que São Paulo tem desenvolvido enormes esforços para controlar a poluição, Goldemberg manifestou satisfação em concretizar o convênio com a província argentina, para trabalhar conjuntamente em prol do desenvolvimento sustentável.

Por sua vez, a secretária Silvia Arocena disse que a Província de Buenos Aires tem apresentado um grande desenvolvimento, em especial do setor empresarial e, em conseqüência, problemas ambientais crescentes. Afirmou também que a Secretaria de Política Ambiental é um organismo jovem, criada há bem menos tempo que a Secretaria do Meio Ambiente paulista e, portanto, “com muita coisa a aprender” por meio do convênio internacional, para oferecer uma qualidade de vida cada vez melhor à população, em especial o segmento mais pobre.

O protocolo de intenções, que tem previsão de duração inicial de dois anos, deverá ser assinado, em breve, também pelos governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Felipe Solá, da Província de Buenos Aires. O protocolo tem por objetivo estabelecer as diretrizes a serem adotadas entre as partes em futuras ações no âmbito da cooperação técnica, científica e tecnológica, para a gestão ambiental.

Dentre as ações conjuntas a serem desenvolvidas estão a realização de seminários internacionais, “workshops’, conferências e cursos; intercâmbio de especialistas na área de gestão e educação ambiental; realização de programas de capacitação para especialistas das duas instituições, além de outras modalidades de colaboração na área de gestão e proteção dos recursos naturais.

Ontem (21/12), pela manhã, a comitiva liderada pela secretária Arocena esteve em visita à CETESB, onde foi recebida pelo diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Lineu Bassoi, e conheceu a Central da Rede Telemétrica de Monitoramento da Qualidade do Ar e o Laboratório de Amostragem e Análise do Ar. À tarde, a comitiva esteve na sede do Instituto Florestal, no Horto Florestal, e visitou o Núcleo Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira. Os visitantes iriam conhecer ainda o Núcleo Itutinga-Pilões, do Parque Estadual da Serra do Mar, e o Pólo Industrial de Cubatão, além do Caminho do Mar, para conhecer os seus monumentos.Texto

Mário Senaga

Da Secretaria do Meio Ambiente