Provas do vestibular meio de ano da Unesp começam neste domingo

Candidatos deverão se apresentar às 13 horas, uma hora antes do fechamento dos portões

sex, 11/06/2010 - 17h02 | Do Portal do Governo

O vestibular meio de ano da Unesp começa neste domingo, 13, para 9.029 candidatos. O exame da primeira fase será realizado nas cidades de Bauru, Campinas, Dracena, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Ourinhos, Registro, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba.

Os candidatos deverão se apresentar às 13 horas, uma hora antes do fechamento dos portões. Os locais de prova podem ser consultados no site da Vunesp (www.vunesp.com.br), onde o gabarito e o caderno de questões deverão ser divulgados ainda no dia do exame, a partir das 18h30.

Com quatro horas e meia de duração, a prova será composta de 90 questões de múltipla escolha, 30 de cada núcleo: Ciências Humanas (elementos de História, Geografia e Filosofia), Ciências da Natureza e Matemática (Física, Química, Biologia e Matemática) e Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Arte, Educação Física e Língua Inglesa). O exame será avaliado na escala de zero a 100 pontos.

Os inscritos devem apresentar a cédula de identidade, sem a qual não poderão fazer a prova. Além disso, deverá ser levado o seguinte material: lápis preto número dois, apontador, borracha e caneta esferográfica com tinta azul ou preta.

Durante o exame, não será permitida a utilização de máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, relógio, BIP, reprodutor de áudio de qualquer natureza ou de qualquer material que não seja o fornecido pela Fundação Vunesp. Também não está autorizado uso de protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.

Duas fases 

Os cursos oferecidos são Administração (Jaboticabal), Agronomia (Ilha Solteira e Registro), Geografia (Ourinhos), Zootecnia (Dracena e Ilha Solteira) e as Engenharias Ambiental (Sorocaba), Civil (Ilha Solteira), de Controle e Automação (Sorocaba), de Produção (Bauru), Elétrica (Ilha Solteira) e Mecânica (Ilha Solteira).

Em relação ao vestibular meio do ano aplicado em 2009, a diferença é a aplicação no sistema de duas fases, como no vestibular 2010, realizado no final de 2009. Outra mudança é a saída dos cursos de Administração de Tupã, oferecidos nos períodos diurno e noturno, com 40 vagas por período. Essas carreiras serão oferecidas no Vestibular 2011.

A universidade utilizará a nota do Enem 2009 para composição da nota final dos candidatos habilitados para a segunda fase. O resultado da primeira etapa e a convocação para a segunda fase, com aplicação marcada para 4 e 5 de julho, está prevista para 25 de junho, na página da Vunesp.  O resultado final está previsto para 21 de julho, cinco dias antes das matrículas dos convocados.

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 32 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 168 cursos de graduação e 115 programas de pós-graduação. Tem 50.316 alunos (35.026 na graduação, 15.290 mil na pós – lato e sctricto sensu), 3.425 mil professores e 6.880 mil servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas.

Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal. Clique aqui para conhecer outros dados sobre a instituição.

Da Vunesp