Provão da saúde começa avaliar 142 hospitais da Grande São Paulo

Unidades irregulares poderão receber multas e até perder convênio com o SUS

ter, 12/02/2008 - 11h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde inicia neste mês um projeto inédito para avaliar a satisfação dos usuários dos 617 hospitais que prestam assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sejam estaduais, municipais ou filantrópicos. Na Grande São Paulo serão avaliadas 142 unidades de saúde.

A iniciativa tem a finalidade de monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública.

Será possível avaliar o grau de satisfação com o atendimento recebido, nível do serviço e qualidade das acomodações, além do tempo de espera para a internação.

As unidades com melhores avaliações serão premiadas pela Secretaria. Já as unidades com avaliações insatisfatórias receberão orientações técnicas e terão os profissionais treinados pelo Estado. Em caso de irregularidades, os hospitais poderão ser penalizadas com multa, perda de auxílio financeiro e até mesmo o descredenciamento junto ao SUS.

Formulário de pesquisa

Cerca de 200 mil pacientes que estiveram internados nos hospitais conveniados ao SUS em novembro do ano passado serão os primeiros a receber pelo correio um formulário personalizado de pesquisa. O documento conterá os dados pessoais de cada paciente, hospital pelo qual passou, período de internação, data da alta, motivo do tratamento e valor pago pelo SUS, além de perguntas específicas sobre o atendimento. O paciente receberá um código de identificação e poderá responder a pesquisa gratuitamente pela internet, correio ou por telefone.

O Programa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo e Monitoramento da Qualidade da Gestão dos Serviços faz parte das comemorações dos 20 anos do SUS, criado em 1988 pela Constituição Federal.

Na última década, o Estado de São Paulo realizou investimentos maciços para recuperar, modernizar e ampliar a rede de serviços hospitalares própria, além de auxiliar unidades municipais, as Santas Casas e outras entidades filantrópicas. Agora, São Paulo incluirá entre essas prioridades o estreitamento do relacionamento com os cidadãos, usuários finais do SUS. “Vamos ouvir a população de forma sistemática e ampla, para saber o que está funcionando bem e o que deve melhorar em todos os serviços hospitalares da rede pública. Com isso teremos elementos para reordenar ações e redimensionar o atendimento em todo o Estado”, afirma o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Confira a lista de hospitais que serão avaliados

 

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)