Prova para não efetivos e postulantes a professor tem 88% de adesão

Alta participação reflete medidas implementadas pela Secretaria, dentre elas o Plano de Valorização pelo Mérito

qua, 08/12/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

No domingo, 5, aproximadamente 161 mil docentes realizaram a prova destinada aos professores não efetivos e novos candidatos inscritos no processo seletivo para atribuição de aulas/classes nas escolas da rede estadual em 2011. O número representa quase 90% do total de inscritos para o processo e reflete o interesse dos profissionais pela carreira de professor na rede estadual de São Paulo.

A avaliação faz parte das ações do Programa + Qualidade e foi instituída pela Lei Complementar 1.093/2009 como um dos três critérios considerados na composição da pontuação classificatória para atribuição de aulas, que levará em conta a soma dos pontos relativos ao desempenho na prova (80), o tempo de serviço (80) e a titulação do docente (20).

“A prova foi um sucesso. Transcorreu da melhor forma possível, com uma adesão expressiva dos candidatos, o que demonstra que a carreira de professor na rede estadual de São Paulo volta a ser atraente, especialmente à luz das novas medidas implementadas pela Secretaria por meio do Programa + Qualidade na Escola, dentre elas o Programa de Valorização pelo Mérito, que criou um plano de carreira até então inédito para a magistério paulista”, disse o secretário Educação Paulo Renato Souza.

No total, se inscreveram para a prova pouco mais de 183 mil candidatos, dos quais 142 mil para o campo de atuação aulas (Professor Educação Básica II), referente ao Ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação Especial, e 41 mil para o campo de atuação classes (Professor Educação Básica I), referente ao Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A porcentagem de abstenções foi de apenas 12,1%. “Tivemos muitos professores não efetivos (Categoria F) que já tinham sido aprovados na avaliação feita em 2009 e se inscreveram este ano apenas para tentar melhorar a nota. Acreditamos que este seja o caso de boa parcela dessas abstenções”, comenta o Secretário.

O gabarito e as questões das provas estarão à disposição para consulta dos candidatos a partir desta terça-feira, 7, nos sites da Secretaria da Educação e da Fundação Carlos Chagas.

Da Secretaria da Educação