Prova de Física da Unicamp traz questão sobre crise aérea brasileira

O problema da crise aérea brasileira tem solução sim, pelo menos na prova de Física do Vestibular Unicamp, realizada nesta terça-feira, 15, por 14.428 candidatos de todo Brasil, que participam das […]

qua, 16/01/2008 - 16h13 | Do Portal do Governo

O problema da crise aérea brasileira tem solução sim, pelo menos na prova de Física do Vestibular Unicamp, realizada nesta terça-feira, 15, por 14.428 candidatos de todo Brasil, que participam das provas da segunda fase. O enunciado propõe a possível adoção de um sistema de trens de alta velocidade. As provas, de temas bastante atuais segundo Leandro Tessler, coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), estimularam o estudante a entender melhor a realidade. Um destes exemplos estava na prova de Química, que aconteceu segunda-feira (14). Ela trazia um enigma: com a junção da primeira letra de cada questão formou-se a expressão “bodas de prata”. E isso funcionou como dica para a resposta da última questão. O segredo era a “prata”, revelou Tessler. A prova de Geografia também foi feita ontem. Hoje, último dia da segunda fase, as provas serão de Matemática e Língua Inglesa.

Tessler opinou que a prova de Física foi menos trabalhosa que a de Química, a qual exigiu muita dedicação dos candidatos. “Em Física, foram empregados cálculos elementares. Também foram abordados como funciona a leitora de um CD, elementos da Astrofísica, da Óptica e até da Física Moderna”, contou. Este último, explicou o coordenador, não integra o conteúdo curricular do Ensino Médio, “mas investiu-se na expectativa da construção de uma resposta correta para a questão 11. A nossa intenção era que eles aplicassem os conceitos adquiridos no Ensino Médio e que avaliassem o conteúdo que estava sendo pedido no enunciado. Nas provas da Unicamp, os alunos também aprendem”.

Outras temas lembrados na prova de Física foram ainda um experimento envolvendo as bolas de basquete e de tênis, a espessura do cabo de teia de aranha das cenas do filme Spyderman e o ruído sonoro nas proximidades de rodovias, entre outros.

Na prova de Geografia, os alunos precisaram demonstrar com que sabiam fazer leitura de mapa. Mas isso não bastou. Precisaram expressar que tinham conhecimentos sobre Comunidade Européia, escassez de terra, geografia política, decadência de centros urbanos, tsunami, etc. “E não adiantou se estender muito para querer mostrar entendimento da matéria”, afirmou Cláudio Batalha, coordenador acadêmico da Comvest. “Uma resposta de quatro linhas, bem-feita, não exigia mais delongas”, frisou. Seu conselho para amanhã, último dia das provas, é que os candidatos venham “calmos” para finalmente concluir bem as provas de Matemática e de Língua Inglesa. As Provas de Aptidão acontecerão a partir de segunda-feira, dia 21 e prosseguem até o dia 24, para os cursos que exigem esta avaliação.

No terceiro dia de Vestibular, as abstenções atingiram um percentual de 8,33. A previsão de Tessler é de que este número possa chegar a 9% no máximo. Uma resolução da Comvest para o Vestibular Unicamp 2009 será estudar o procedimento de revisão das provas. Os candidatos concorrem a 2.954 vagas em 60 cursos, aí incluídas 124 da Famerp em dois cursos. As primeiras provas da segunda fase começarão a ser corrigidas na Unicamp hoje. A Comvest divulgou ontem um comunicado à imprensa, cujo conteúdo é o seguinte:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“A respeito de comentários vinculados pela imprensa sobre a questão 4 da prova de Química, a Comvest tem a esclarecer aos vestibulandos que:

A atmosfera é talvez o maior objeto com o qual temos contato diário. Ela circunda a terra e atinge altitudes de centenas de quilômetros. Esse objeto enorme tem uma composição que varia de lugar para lugar, com a pressão, com a temperatura, com o clima e com o tempo. No nível do mar e a 15°C, a composição aproximada do ar seco é de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% argônio em volume. No entanto, a sala de estar da questão 4 não estava no nível do mar nem a 15°C, de forma que lá a composição do ar era de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% argônio em massa. Como as massas molares dos componentes majoritários nitrogênio e oxigênio são muito próximas, na verdade a composição do ar na sala de estar é muito parecida com a do ar padrão. Portanto, acertou a resolução da questão quem seguiu o enunciado e considerou as proporções em massa.”

(Isabel Gardenal)

Fotos: Antonio Scarpinetti

Edição de imagens: Luís Paulo Silva

Segunda fase 2008

Provas:

Física e Geografia

Química e História

Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas

Abstenções

Da Unicamp