Protocolo marca início das ações de implantação do Corredor Guarulhos-Tucuruvi

Documento destaca necessidades ambientais e novas tecnologias de redução da emissão de poluentes

sex, 20/07/2007 - 9h49 | Do Portal do Governo

Na quarta-feira, 18, a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e a The William Hewlett Foundation marcou o início das ações para a implantação  do  Corredor Guarulhos – Tucuruvi, o trecho considerado pelos técnicos como o mais importante do TEU Metropolitano (Transporte Expresso Urbano). As obras serão iniciadas em meados de 2008.

“É nosso compromisso implantar o Corredor Guarulhos – Tucuruvi, um dos projetos prioritários do governo do Estado para a Região Metropolitana de São Paulo”, disse José Ignácio Sequeira de Almeida, presidente da EMTU/SP.

A Fundação Hewlett, que vai custear o estudo prévio e a elaboração do projeto, desenvolve estudos semelhantes em países como China, México e Brasil. “Nestas parcerias, os brasileiros se destacam por sua  capacitação técnica”, afirmou Joseph Ryan Jr., diretor geral da organização não-governamental para a América Latina.

O protocolo de intenções tem como interveniente o Instituto de Energia e Meio Ambiente, que apresenta entre seus objetivos sociais a defesa e o apoio na elaboração de políticas públicas relativas à proteção do meio ambiente.

Questão ambiental

O documento lembra que “a qualidade do ar na Região Metropolitana tem se mostrado inadequada à saúde pública, violando sistematicamente tanto os padrões nacionais de tolerância de poluição atmosférica quanto os limites máximos apresentados pela Organização Mundial de Saúde”.

Destaca a existência de tecnologias conhecidas capazes de reduzir drasticamente as emissões de poluentes atmosféricos, melhorar a efetividade operacional das frotas cativas e ampliar ainda mais as vantagens comparativas do transporte público em relação ao individual. Por seu lado, a EMTU/SP “deseja promover ações de melhoria no transporte público nas regiões por ela administradas, além da melhoria da qualidade do ar”.

Em junho, a EMTU/SP recebeu da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP a proposta final do projeto do TEU Metropolitano que propõe a construção de vias exclusivas para a circulação de ônibus e o aprimoramento de corredores já existentes, formando um anel viário de 87 km, percorrendo as zonas Norte, Leste e Sul da capital, além da região do ABC.

O investimento estimado no trecho de Guarulhos – Tucuruvi é de cerca de R$ 300 milhões. O corredor prevê o transporte de 150 mil passageiros/dia e a operação de frota composta de 130 veículos.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP