Protocolo Agroambiental é entregua a mais 27 usinas e destilarias

Das 27 empresas do setor sucroalcooleiro que receberam o certificado, 23 são filiadas à UDOP

sáb, 24/11/2007 - 13h22 | Do Portal do Governo

Mais 27 usinas e destilarias aderiram ao Protocolo Agroambiental do setor sucroalcooleiro. Desse total, 23 são filiadas à União dos Produtores de Bioenergia – UDOP, que reúne empresas dos Estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de um do Amazonas.

A formalização dessa adesão ocorreu nesta quarta-feira (21/11), em Araçatuba, com a entrega de certificados pelo secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, às 27 empresas, em solenidade organizada pela UDOP, que contou com a participação, entre outras, do presidente da entidade, José Carlos Toledo, do prefeito Jorge Maluly Neto, de Araçatuba, e de Walquíria Silva, representante do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.

Segundo Graziano, no total, 125 usinas e destilarias já aderiram ao protocolo, assumindo o compromisso, entre outros, de antecipar o fim da prática da queimada no processo de colheita e de recuperar as matas ciliares nas propriedades canavieiras. De acordo com o secretário, a adesão dos empresários do setor sucroalcooleiro constitui a garantia do êxito do programa do Governo do Estado de expandir as atividades econômicas e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, promovendo a agricultura sustentável.

“A maioria dos empresários paulistas já aderiu ao Protocolo Agroambiental”, disse, “assumindo a agenda ambiental e passando a praticar uma agricultura que não precisa mais recorrer às queimadas, que constituem uma prática medieval.”

Para José Carlos Toledo, a adesão dos filiados da UDOP significa equacionar os problemas do setor, adequando-o ao programa de preservação ambiental proposto pelo Governo do Estado. A UDOP, segundo o empresário, tem 66 filiados, dos quais 53 já aderiram ao Protocolo Agroambiental, o que representa 82% dos associados.

Em São Paulo, a UDOP representa os empresários da região Oeste, que vão processar na atual safra 105 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o que representa 40% do total processado no Estado e 25% do total nacional, para a produção de 7,4 milhões de toneladas de açúcar, o que representa 38% do total paulista e 25% do total nacional. Já a produção de álcool será de 4,8 bilhões de litros, que correspondem a 45% da produção estadual e 28% da nacional.

A região dispõe de 10,13 milhões de hectares de área agricultável, em 296 municípios, sendo 1,52 milhão de hectares ocupados com cana-de-açúcar, 6,52 milhões de hectares de pastagens e 2,08 milhões de hectares com outras culturas.

Os empreendedores que já aderiram ao Protocolo Agroambiental deverão observar, no mínimo, dez práticas ambientais para a melhoria no manejo no setor de bioenergia, com destaque para a antecipação do prazo final previsto para eliminação da queima da cana-de-açúcar nos terrenos com declive de até 12%, para 2014, e para 2017 para os terrenos com declividade acima de 12%. Prevê, também, a não utilização da queima da palha da cana, nas colheitas, em áreas de expansão de canaviais; a adoção de ações que eliminem a queima a céu aberto; e proteção da mata ciliar nas propriedades. 

Por Newton Miura, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(C.C.)