Proteção ambiental da Serra do Mar ganha reforço aéreo

Monitoramento permitirá identificar mais rapidamente áreas de pressão de ocupação irregular, além de apoiar em situações de emergência

ter, 29/12/2015 - 16h45 | Do Portal do Governo

As áreas protegidas da Serra do Mar e do Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica ganharam o reforço de um helicóptero para atuação da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo. A entrega aconteceu no dia 18 de dezembro, durante anúncio da Operação Verão 2015/2016.

A aeronave atenderá todas as áreas das unidades de conservação terrestres e marinhas do Programa Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica. A operação será feita pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar e pela Polícia Ambiental, com apoio da Fundação Florestal.

Serão realizadas 50 horas mensais de sobrevoos de reconhecimento e monitoramento nestas unidades de conservação, coletando informações através de registros fotográficos, posicionamento e identificação de possíveis irregularidades. O objetivo é subsidiar o mapeamento e o planejamento das operações de fiscalização em terra.

O monitoramento permitirá identificar mais rapidamente áreas de pressão de ocupação irregular junto às unidades de conservação da Serra do Mar, além de apoiar em situações de emergência e calamidade pública, que requerem informações em curto espaço de tempo para tomadas de decisão.

Entre outras missões, o helicóptero irá apoiar ações de voltadas à prevenção e repressão aos danos ambientais, como desmatamentos, queimadas, caça ilegal, extração de produtos florestais, monitoramento de unidades de conservação marinha, proteção de recursos hídricos, entre outras.

O Águia 32 é equipado com acessórios para operações de segurança pública e defesa civil. O helicóptero possui um gancho de carga externa com capacidade de 1 tonelada para sistema de lançamento de água. O Águia também pode ser utilizado em missões de resgate de pessoas perdidas em matas. A aeronave ainda possui guincho de salvamento e sistema de ancoragem para técnicas de rapel nas laterais, além de sistema de flutuadores de emergência para ações em mar aberto.

Três entidades do Sistema Ambiental Paulista farão uso do novo helicóptero: a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, a Fundação Florestal, e a Polícia Ambiental.

A aeronave foi comprada por R$ 21.600.000. O investimento foi feito através de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e Lei Estadual 13.270/08 do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica.

Programa Serra do Mar
Iniciado em 2007, o Programa empreende grandes esforços para reflorestar essa preciosa região, ganhando força por meio do apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD) a partir de 2010. A Secretaria do Meio Ambiente, como um dos órgãos executores do Programa por meio da Fundação Florestal, está a cargo da proteção das unidades de conservação relacionadas, e também realiza a fiscalização junto com a Polícia Ambiental.

Do Portal do Governo do Estado