Prorrogado prazo da vacinação de idosos. Confira as datas

Vacina é distribuída gratuitamente durante a campanha

sex, 08/05/2009 - 8h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde de São Paulo anunciou na sexta-feira, 8, a prorrogação da Campanha de Vacinação contra Gripe para Idosos até 15 de maio em todos os municípios paulistas. Em São Paulo, a meta da Secretaria é vacinar pelo menos 3,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 4,5 milhões de idosos no Estado.

Até a última terça-feira, 5 de maio, mais de 2,3 milhões de idosos já haviam sido imunizados. O número corresponde a 50,9% do total de idosos. A faixa etária com menor cobertura são os mais jovens. Até o momento, apenas 46% dos idosos com idades entre 60 e 64 anos tomaram a vacina. Já os idosos entre 70 e 79 anos são os que mais se vacinaram, 54,7% da população com essa faixa etária.

“A vacina é distribuída gratuitamente durante a campanha. Os idosos devem aproveitar essa oportunidade. Participando, além de se protegerem da gripe, serão imunizados também contra outras doenças” afirma Helena Sato, diretora da Divisão de Imunização da Secretaria da Saúde.

Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe a Secretaria oferecerá à população, além da vacina contra o vírus influenza, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

“A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus da gripe. É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.