Prorrogado o prazo para matrícula no Ensino Médio Técnico concomitante

São oferecidos ao todo 433 cursos, que contemplam 58 áreas de formação técnica

qua, 14/12/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O prazo de matrículas para a modalidade concomitante do programa Rede Ensino Médio Técnico, da Secretaria da Educação, foi prorrogado até quinta-feira, 15. Trata-se da segunda chamada, da qual participam os cerca de 9 mil alunos inscritos que não estavam entre os 31 mil sorteados para a primeira etapa.

Os alunos inscritos poderão consultar sua classificação e as orientações para matrícula no portal da Secretaria aqui

São 31 mil vagas oferecidas a estudantes da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual, por meio de 243 instituições de educação profissional credenciadas em 95 municípios. Caso restem vagas em aberto ao fim do processo de matrícula, haverá nova convocação.

São oferecidos ao todo 433 cursos, que contemplam 58 áreas de formação técnica em diferentes setores da economia, como o sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, dentre outros. As aulas terão início em fevereiro de 2012.

Rede Ensino Médio Técnico

Lançado em julho deste ano pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald, o programa Rede Ensino Médio Técnico conta com um investimento de R$ 60 milhões neste ano e tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.

A educação técnica profissional será oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na modalidade concomitante, o aluno cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública. Inicialmente serão ofertadas 31 mil vagas, voltadas a alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais.

Na modalidade integrada, a formação básica e o ensino técnico serão oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza. Poderão concorrer às vagas alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio das escolas estaduais selecionadas.

Em 2012, somando as duas modalidades, serão oferecidas cerca de 100 mil vagas. A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.

Da Secretaria da Educação