Prorrogadas Inscrições para Concurso Moda Inclusiva

Patrocinado pela Universidade Anhembi Morumbi, Pense Moda, Vicunha e Manequim/Abril

ter, 17/02/2009 - 12h07 | Do Portal do Governo

Estudantes do Estado de São Paulo terão até abril para apresentarem suas propostas para atender às demandas de moda – ainda não exploradas – das pessoas com deficiência. Até o dia 06 de abril, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência receberá inscrições para o Concurso Moda Inclusiva. O concurso tem o objetivo de promover a discussão no meio sobre a necessidade de se pensar e fazer moda que respeite a diversidade e ainda demonstrar a viabilidade desse representativo segmento dessa indústria.

Patrocinado pela Universidade Anhembi Morumbi, em parceria com Pense Moda, Vicunha, Revista Manequim/Abril e as principais faculdades de moda de São Paulo, o concurso Moda Inclusiva convida os estudantes da área a apresentarem propostas de vestuário adaptado que atendam às necessidades e demandas das pessoas com deficiência. As premiações incluem estágio remunerado na empresa Vicunha, publicação do croqui finalista na revista de moda Manequim, da Editora Abril, livre acesso no evento Pense Moda e credenciais da São Paulo Fashion Week (SPFW).

O vestuário para pessoas com deficiência tem potencial para se tornar um novo e expressivo segmento no mercado de moda.  O Brasil tem hoje 24,6 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, cerca de 4,2 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. “Trata-se de um mercado consumidor bastante representativo, que qualquer segmento gostaria de ter”, ressaltou a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Battistella, durante o lançamento do concurso. Para ela, a Arte e a Cultura devem ser entendidas como as manifestações mais inclusivas e democráticas da humanidade. Assim, a moda, como uma expressão da Arte, também não pode fugir a essa natureza e a esse objetivo.

A moda para pessoas com deficiência é um segmento explorado com sucesso na Europa há anos. “Devemos trazer para cá esse exemplo de se tratar a todos, independentemente das diferenças, de maneira igualitária”, recomendou. Esse nicho ganha ainda maior relevância no Brasil a partir da entrada em vigor da Lei de Cotas, que estabelece reserva de percentual de vagas a trabalhadores com deficiência. O ingresso de maior volume de pessoas com deficiência no mercado de trabalho gera conseqüente aumento de seu poder aquisitivo e também de sua demanda por peças de vestuário. “Todos, inclusive as pessoas com deficiência, têm direito e desejo de se reunir – e uma moda adequada para todos e para todas as ocasiões é fundamental para isso”, afirmou a secretária Linamara.

O Concurso

As inscrições para o concurso Moda Inclusiva poderão ser feitas até 06 de abril de 2009, por meio do acesso ao site da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br). Podem participar estudantes de moda e estilismo de universidades de todo o Estado. Para concorrer, os participantes deverão enviar um “look” (croqui e ficha técnica) para o endereço da Secretaria (av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10, Barra Funda).

Os 20 participantes pré-selecionados – apoiados com tecido e materiais para a confecção da roupa – participarão de um desfile em junho. Uma banca julgadora composta por nove profissionais premiará as três melhores apresentações em um desfile no auditório da Secretaria.

Muito mais do que incentivar a criatividade dos alunos, o concurso insere-se no contexto da Responsabilidade Social, chamando a atenção para o tema, ajudando na promoção de uma sociedade mais inclusiva, bem como colaborando para o aumento da auto-estima entre as pessoas com deficiência.

Serviço

Concurso Moda Inclusiva
Inscrições para o concurso: até 06/ 04/2009
Entrega dos trabalhos: até 16/04/2009
Divulgação dos 20 selecionados: 06/05/2009
Realização do desfile: 09/06/2009

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência