Prorrogada mostra do pintor angolano Júlio Quaresma

Trabalho está em cartaz até o dia 30, de terça a domingo, das 9 às 18h, no Memorial

seg, 24/03/2008 - 9h02 | Do Portal do Governo

A exposição Homem.Com-Se, do pintor e arquiteto angolano Júlio Quaresma foi prorrogada até o dia 30, na Galeria Marta Taba, no Memorial da América Latina, zona oeste da Capital.

Com apoio do Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM),  Homem.Com-Se é composta por obras de pintura e fotografia e uma instalação de vídeo (com imagens da performance da abertura).

O enredo apresenta o espaço em torno do homem como um espaço multicultural, um misto de comunicações e interrelações que podem converter-se numa barreira, um espaço de conflito e incompreensão pela difícil relação entre a religião e os outros poderes.

Quaresma foi o único arquiteto português a ser convidado para a Bienalba 2007 – Bienal de Arquitectura de Buenos Aires. Expôs pela primeira vez com 15 anos, no Museu do Huambo, em Angola, tendo desde então realizado inúmeras intervenções no âmbito da arquitetura e das artes plásticas.

Na exposição, tudo se posiciona como um espaço de diálogo e de conflito, mas sobretudo como um espaço de reflexão sobre os valores que nos regem e que estruturam a sociedade em que vivemos e sobre a força da perversidade das palavras.

Por ser arquiteto, o espaço de Quaresma releva o sagrado onde os corpos dialogam entre a pintura e a fotografia, como afirma Lyle Rexer, crítico de arte americano, e acrescenta: “a apropriação da fotografia aqui é um atrevimento e se Wharol propôs um segundo modo de ser para a fotografia, Quaresma propõe-nos um terceiro.”                        

Serviço:

Homem.com-se, de Júlio Quaresma

www.julioquaresma.com

Até 30 de março  

Terça a domingo das 9h às 18h

Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô) – Entrada pelos portões 1, 5 e 6

Fone: 3823-4600

Do Memorial da América Latina