Prorrogada inscrição para Jornada de Matemática

Prazo agora vai até 1 de agosto; cerca de 260 mil alunos podem participar

ter, 22/07/2008 - 11h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação prorrogou até 1º de agosto o prazo para inscrições de estudantes na Jornada de Matemática, disputa entre alunos que pretende servir como uma das bases para melhoria de aprendizagem dos estudantes paulistas. Cerca de 260 mil alunos da rede estadual podem participar. Até esta data as escolas devem enviar às Diretorias de Ensino as inscrições dos alunos.

A prorrogação deve-se a pedido das escolas para inscrever mais alunos que desejam participar. As escolas podem indicar quantos alunos quiserem. O regulamento está no site www.crmariocovas.sp.gov.br <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/> . Até o momento estão inscritos 17,6 mil estudantes, de 153 escolas. As inscrições do interior representam quase o dobro em relação à Grande São Paulo – 11,5 mil alunos contra 6,1 mil. A novidade em 2008 é a possibilidade de toda a rede participar. No ano passado o evento era restrito a escolas da Grande São Paulo.

“É uma disputa muito diferente e saudável, pois ensina os alunos de uma forma lúdica durante a competição”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Após a inscrição livre de alunos haverá uma seleção interna para averiguar a turma representante da unidade. A seleção entre os participantes será feita por intermédio de atividades matemáticas – individuais e em equipe composta por cinco alunos da mesma classe -, desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série.

Todas as escolas participantes deverão encaminhar às suas respectivas Diretorias de Ensino, até 30 de setembro, as fichas-modelo dos alunos selecionados, autorização dos pais para participação, além de relatório contendo: nome do professor responsável pela equipe e que representará a escola; os critérios para a seleção dos alunos; as provas preenchidas pelos alunos da equipe vencedora.

De 1º a 31 de outubro haverá a fase nas Diretorias de Ensino. O objetivo é chegar às equipes que representarão cada Diretoria. Em novembro as equipes das Diretorias concorrem entre si. Na primeira quinzena de dezembro será a vez da final estadual, em São Paulo.

Cada um dos cinco alunos da equipe vencedora receberá um computador, jogos educativos e acervo de livros. Os alunos das equipes finalistas receberão jogos educativos e um acervo de livros. Os professores orientadores ganham acervos de livros e a escola da equipe vencedora, material de recreação para uso dos estudantes.

Secretaria da Educação