Prorrogada a inscrição para 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Competição da Unicamp promove o aprofundamento de temas da disciplina

qua, 10/08/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

As inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foram prorrogadas até quinta-feira, 11. O boleto referente ao pagamento da inscrição pode ser quitado até sexta-feira, 12. A taxa custa R$ 20 para alunos de escolas públicas e R$ 40 para estudantes de instituições particulares.

A disputa é voltada a estudantes dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o País. A competição desafia os alunos a estudar história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, e a responder questões de múltipla escolha, além realizar tarefas relacionadas ao tema.

As inscrições podem ser feitas neste endereço. Os participantes devem se organizar em equipes de três componentes, sob a orientação de um professor da disciplina. Assim que os interessados informarem os dados principais no site, receberão por e-mail o link para acessar o boleto bancário e os dados de usuário e senha, necessários para acessar a plataforma da olimpíada.

Segundo a organização do evento, neste ano mais de 40 mil adolescentes já se inscreveram na competição. A olimpíada compreende seis fases, sendo cinco online e uma presencial realizada na própria universidade, em Campinas. As fases online serão realizadas na página da competição, na internet, utilizando login e senha, distribuídos aos participantes.

As equipes terão de resolver problemas propostos que envolvem questões, pesquisas e tarefas a serem cumpridas. A primeira etapa começará em 15 de agosto e a final será no dia 15 de outubro. As fases têm pesos diferentes.

O evento premiará escolas, alunos e professores com medalhas de ouro, prata e bronze e também com certificados de participação. Os docentes de história participarão de uma oficina durante a realização da prova presencial pelos estudantes.

Da Secretaria da Educação