Promovendo a melhoria da auto-estima

Regina Tuon, assistente técnica do Cratod, ressalta que o verdadeiro papel da instituição é trabalhar aspectos que promovam a recuperação da auto-estima, com foco na inserção social. “Aqui ensinamos o […]

ter, 18/12/2007 - 13h47 | Do Portal do Governo

Regina Tuon, assistente técnica do Cratod, ressalta que o verdadeiro papel da instituição é trabalhar aspectos que promovam a recuperação da auto-estima, com foco na inserção social. “Aqui ensinamos o paciente até a tomar banho”, revela.

Com a missão de fazer com que essas pessoas retornem ao seio da sociedade, o Cratod mantém diversas atividades que incluem modalidades esportivas (futebol de salão) e  terapêuticas (oficinas de música; de arte terapia; de poesia, de xadrez) e padaria artesanal.

“As oficinas de artes ensinam os pacientes a ter perseverança, porque um trabalho manual, ensinado em uma delas, deve ter começo, meio e fim. Para uma pessoa com história de perda, tornar-se capaz de produzir algo, sem dúvida, é uma vitória”, considera Ivone Charran, responsável pela oficina de fuxico.

A unidade também mantém programas que trabalham a reconstrução da identidade por meio da arte – por exemplo, visitas regulares aos museus da cidade. Uma parceria com a Pinacoteca está ajudando os pacientes a descobrirem, por meio da arte, quem realmente eles são.

“Muitos nunca estiveram num museu. A arte revela, em sua essência, quem o indivíduo é. Dessa forma, trabalhamos o autoconhecimento”, ressalta a psicóloga Tereza Maria Lima, responsável pela oficina de arte-terapia. 

Metodologia – Neuza Souza trabalha há três anos na instituição como assistente social. Conta que as oficinas de arte foram as responsáveis pelo surgimento da Associação Vida Ativa, organização não-governamental, que funciona dentro do Cratod. “Os pacientes são associados a essa entidade, alguns deles até fazem parte da diretoria. O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos feitos por eles é revertido para a compra de material e manutenção da associação”. O Cratod supervisiona a atividade, mas são os associados que cuidam de tudo. 

Marilia Mestriner

Da Agência Imprensa Oficial