Projetos vão trazer melhorias para região na zona leste

Sobrevôo permitiuo observar a foz do degradado córrego Três Pontes

qui, 29/11/2007 - 18h30 | Do Portal do Governo

Os secretários de Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, e do município de São Paulo (Verde e Meio Ambiente), Eduardo Jorge, sobrevoaram o Rio Tietê nesta quarta-feira, 28, desde sua nascente, em Salesópolis, até a região em que recebe a contribuição do córrego Três Pontes, na divisa da capital com os municípios de Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. O coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), Casemiro Tércio Carvalho, também participou do sobrevôo, que serviu, principalmente, para observarem a situação do córrego, que recebe o esgoto e o lixo gerado pela comunidade do entorno. Após o sobrevôo, eles participaram de uma reunião aberta, com líderes locais, em que foram apresentados dois projetos com propostas de melhorias para essa região.

O primeiro projeto apresentado, “Coletor tronco”, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, consiste na instalação de tubulações, com 15 km de extensão, que vão coletar o esgoto gerado pela comunidade, para que o mesmo não seja despejado, sem tratamento, no córrego Três Pontes e, consequentemente, no rio Tietê. O projeto “coletor tronco” está em fase de revisão, com previsão do início das obras no segundo semestre de 2008 e término no primeiro semestre de 2011.

O segundo projeto apresentado à comunidade é o da criação do “Parque Linear”, da Subprefeitura do Itaim Paulista, em parceria com a SMA e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA). Para o subprefeito do Itaim Paulista, Diógenes Sardin, a revitalização do córrego não é um problema só de São Paulo ou de Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. “Esse é um complexo de bacias com vários problemas”, declarou.

Segundo Graziano, a viabilidade do projeto existe porque a comunidade está participando de todo o processo de forma organizada.” Já encontramos o caminho da solução, o começo é a obra da SABESP. Vamos fazer uma área para usufruto das pessoas e não dos carros”, anunciou.

A implantação do Parque Linear objetiva expandir a área verde da cidade e melhorar a permeabilidade do solo, contribuindo para controlar as enchentes na região, além de reduzir as áreas de risco, impedir a ocupação da várzea do rio Tietê e revegetar e proteger as Áreas de Preservação Permanente (APP) do córrego. O projeto do parque também contemplará a instalação de equipamentos de lazer para a comunidade local, como quadras para práticas esportivas, playground, pista de skate e ciclovia, entre outros.

Conforme explicou Eduardo Jorge, construir casas perto de rios e córregos é o começo das inundações. “Depois que começam as enchentes, a população pede a canalização do córrego. Mas a gente precisa de mais área verde. O parque linear é uma solução inteligente, é preservar a área de várzea, que é natural”, apontou. O projeto será elaborado em parceria com a comunidade, Subprefeituras, SVMA e SMA, que viabilizará os recursos para a instalação do parque. O cronograma de atividades da instalação do Parque Linear é concomitante com as obras da SABESP.

Da Secretaria do Meio Ambiente