Projetos sociais da Nossa Caixa conquistam prêmio “Top Social 2008”

A premiação ocorre em 25 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo

qui, 19/06/2008 - 19h42 | Do Portal do Governo

Três projetos sociais desenvolvidos pelo Banco Nossa Caixa conquistaram o prêmio “Top Social 2008”, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Os projetos “Apoio ao Esporte Adaptado”, “Nossa Cidade” e “Nosso Jovem Aprendiz” foram reconhecidos pela entidade em virtude da efetiva contribuição ao desenvolvimento social e econômico dos municípios paulistas e de todos os cidadãos. A cerimônia de premiação ocorre em 25 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Reintegração e reabilitação

O apoio ao esporte adaptado faz parte das iniciativas socialmente responsáveis do banco desde 2006. Atualmente, o banco patrocina as equipes paraolímpicas Nossa Caixa Cruz de Malta, de vôlei sentado, e o time de basquete em cadeira de rodas da Associação para Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas (AEDREHC). Com o apoio, o banco visa incentivar a prática de atividades esportivas, promover a reabilitação e devolver a auto-estima desses atletas.

A equipe da AEDREHC conta com atletas da seleção brasileira de basquete paraolímpico, que conquistou a medalha de bronze no Parapan e, por isso, foi classificada para as Paraolimpíadas de Pequim (Beijing), que ocorrem no final de agosto. Entre os títulos alcançados pelo time paulista estão: campeonato paulista 2006, campeonato brasileiro 2006 e vice-campeonato regional Sudeste 2007.

Comandada pelo ex-jogador de vôlei Amauri Ribeiro, a equipe Nossa Caixa Cruz de Malta é a base da seleção brasileira de vôlei sentado. No Parapan, sete dos 12 atletas da seleção brasileira pertenciam à equipe paulista Nossa Caixa Cruz de Malta. 

A Nossa Caixa apóia ainda a Olimpíada Pacote (Pacientes com Seqüelas de Paralisia Cerebral no Instituto do Hospital das Clínicas), iniciativa que integra o programa de Terapia Esportiva do hospital, voltada à reintegração e reabilitação dos pacientes. As atividades esportivas com esses pacientes ocorrem semanalmente e a olimpíada, ponto alto do programa, ocorre sempre nos meses de dezembro.

Benefícios à comunidade

O projeto “Nossa Cidade” é realizado semanalmente em pequenas cidades do interior paulista e utiliza a estrutura do Caminhão de Sorteios da Loteria Paulista para oferecer aos moradores atividades de lazer, saúde, culturais e esportivas. Durante quatro dias, é possível tirar segunda via de documentos, participar de palestras, cursos e workshops, cortar o cabelo e assistir a shows e apresentações culturais. Todas as atividades são gratuitas.

Uma das iniciativas de maior sucesso é a feira de saúde, em que os moradores podem fazer, sem custo, diversos exames médicos, como medir pressão arterial, fazer testes de glicemia, triglicérides, tipagem sangüínea, colesterol e calcular o índice de massa corporal (IMC) com uso de balanças apropriadas.

Em 2007, o “Nossa Cidade” esteve presente em 22 municípios e contou com a participação de cerca de 100 mil pessoas. Mais de 17 mil exames médicos foram realizados gratuitamente.

Primeiro emprego

Aos jovens de baixa renda, a Nossa Caixa oferece a oportunidade do primeiro emprego por meio do programa “Nosso Jovem Aprendiz”.  Desde a implantação do projeto, em 2003, 939 jovens já passaram pelo programa, sendo que 514 seguem na ativa.

Podem participar do programa jovens que tenham entre 14 e 24 anos. Os aprendizes são registrados e recebem um certificado no final do período de contratação. Eles têm direito a um salário mínimo proporcional à jornada de trabalho de cinco horas diárias, vale transporte, auxílio refeição, contribuição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e férias.

Da Nossa Caixa

(M.C.)