Projetos de incentivo à produção alimentar são lançados durante Agrishow 2006

Entre as novidades está o projeto Cozinhalimento e Bom Preço Agricultor

sex, 19/05/2006 - 18h24 | Do Portal do Governo

O secretário estadual da Agricultura, Alberto José Macedo Filho lançou nesta quinta-feira, dia 18, o Projeto Cozinhalimento com o objetivo de transferir recursos para compra de equipamentos que serão instalados em cozinhas experimentais. A iniciativa deve ampliar o  Programa de alimentação e nutrição para populações carentes. O decreto foi assinado durante a Agrishow 2006, realizada em Ribeirão Preto, que termina neste sábado, dia 20.

A primeira fase do Cozinhalimento prevê a assinatura de convênios com 120 prefeituras ao custo unitário de R$ 5,3 mil para compra de batedeiras (5 unidades), liqüidificadores (3), multiprocessador (1), espremedor de frutas (1), fogão 6 bocas (1), forno semi-industrial (1), microondas (1), geladeira com freezer (1), balança digital (1) e  termômetro (1).

O valor total do investimento é de R$ 639 mil e as prefeituras ficam responsáveis em disponibilizar áreas para a instalação da cozinha experimental.

O projeto prevê também a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar, conscientização e educação de práticas alimentares saudáveis e equilibradas. Oferece ainda palestras, treinamentos com o objetivo de combater o desperdício, adequada manipulação e utilização das partes não convencionais dos alimentos e cursos de geração de renda.

Bom Preço Agricultor

Outro projeto apresentado durante a Agrishow 2006, foi o Bom Preço Agricultor que tem o objetivo de articular ações para o desenvolvimento da economia regional ao agregar valor a pequena e média produção de hortifrutigranjeiros, produtos agropecuários e agro-industriais.

O projeto irá possibilitar canais diretos de escoamento, do produtor ao consumidor e beneficiar a população carente, com preços abaixo dos praticados no mercado.

Serão desenvolvidas também campanhas com unidades fixas e volantes de venda, para comercialização de produtos de primeira necessidade.

Poderão ser beneficiados através da instalação de pontos de venda, todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, com parcerias entre a Secretaria da Agricultura e prefeituras, entidades sem fins lucrativos, cooperativas, associações e instituições de ensino.

A Agrishow começou na última segunda-feira, dia 15 e apresenta ações voltadas para o desenvolvimento tecnológico, apoio ao agricultor familiar e novas variedades agrícolas.

Carlos Prado