Projetos de escolas ganham prêmio e viram referência na educação

Em parceria com Instituto Ayrton Senna, Estado apresenta vencedores na sexta

qui, 18/12/2008 - 20h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação finaliza na sexta-feira, 19, às 14h, a 1ª edição do Prêmio Valores da Educação. Os 51 melhores projetos pedagógicos desenvolvidos por professores nas escolas estaduais de tempo integral serão premiados e, assim, expandidos pela rede estadual de escolas.

Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o prêmio tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar experiências educacionais de qualidade, planejadas e executadas por professores nas oficinas curriculares das Escolas de Tempo Integral.

São 10 categorias: orientação para estudos e pesquisas; experiências matemáticas; hora da leitura; língua estrangeira moderna; informática educacional; atividades artísticas, atividades esportivas, saúde e qualidade de vida; filosofia e empreendedorismo social.

Entre os projetos premiados está o Jogando com os Números Inteiros, desenvolvido pela escola estadual Sílvio de Almeida, da diretoria de ensino de Ribeirão Preto. Por meio de jogos como matix, palitos e quebra cabeça, os cerca de 150 alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental passaram a assimilar conceitos matemáticos. Medidas, proporções, operações matemáticas e estratégias também foram exploradas na confecção das peças de cada jogo e na definição das regras das brincadeiras.

Os primeiros colocados de cada categoria receberão um notebook. Os trabalhos serão publicados no site da Secretaria. Além da premiação, o evento contará com apresentações das cantoras Vanessa Jackson e Leilah Moreno.

A entrega será na sede da Secretaria: Praça da República, 53 – Centro – São Paulo.

Da Secretaria da Educação