Projetos de alunos das Etecs estão na final da Feira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação

Competição será realizada entre os dias entre 9 e 11 de março de 2010

sex, 01/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Alunos de onze Escolas Técnicas (Etecs) estaduais foram classificados para a final da 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace). Ao todo, 20 projetos estão classificados para competir com cerca de 300 trabalhos de estudantes dos ensinos Fundamental (8ª e 9ª série), Médio e Técnico, de todo o País.

Entre os participantes, estão projetos de destaque na 3ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, realizada em outubro, como o “Sistema administrador de vagas de estágio”, da Etec Camargo Aranha (São Paulo), vencedor da mostra, e a Cozinha solar, da Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas).

Organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Febrace incentiva os jovens a usarem imaginação, criatividade e inovação no desenvolvimento de projetos científicos – este ano, foram mais de mil projetos inscritos.

Os trabalhos são divididos em sete categorias e os vencedores de cada uma viajarão aos Estados Unidos para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF). Três Etecs já ganharam o prêmio principal: Trajano Camargo, de Limeira (2008), Getulio Vargas, de São Paulo (2007) e Polivalente, de Americana (2004).

Confira a lista dos 20 projetos finalistas:

Etec Polivalente (Americana) – projetos “Alumínio, o mal do século”, “Canalizando seu futuro”, “Entulho em Americana, como solucionar”, “Limão, 1002 utilidades:sirva ao Sr. Aegypti. Uma maneira alternativa de interromper o ciclo de vida do mosquito vetor da dengue” e “Vírus fora do sistema: uma análise dos teclados dos laboratórios de informática”.

Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas) – projeto “Cozinha solar”

Etec Prof. José Sant’Ana de Castro (Cruzeiro) – projeto “Robô Santaninha”

Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior (Franca) – projeto “Performances de agentes curtentes ecológicos no curtimento de peles de peixes tilápias”

Etec Trajano Camargo (Limeira) – projetos “Fleck tira-manchas”, “Le’ Plastic”, “Nhoque de biomassa da banana verde”, “Purificação da glicerina, subproduto da produção do biodiesel” e “Reciclagem de catalisadores automotivos”

Etec Prof. Dr. José Dagnoni (Santa Bárbara d’Oeste) – projeto “Alcoolismo na adolescência” e “Alimentação e humor”

Etec Jorge Street (São Caetano do Sul) – projeto “Verificador de gasolina adulterada”

Etec Prof. Camargo Aranha (São Paulo) – projeto “Save – Sistema Administrador de Vagas de Estágio”

Etec Getúlio Vargas (São Paulo) – projetos “Castanha de caju, aplicações alternativas de suas propriedades” e “Sulfonação de poliestireno: aplicação na retenção de íons de metais pesados

Etec Martin Luther King (São Paulo) – projeto 5 Supers

Do Centro Paula Souza