Projetores de cinema são entregues para 43 municípios

Doação tem o objetivo de incentivar a criação de salas de exibição de filmes

qui, 01/07/2010 - 8h38 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 17h10)

Quarenta e três municípios receberam do Governo de São Paulo nesta quinta-feira, 1º de julho, equipamentos de projeção digital. As doações foram feitas para cidades que não possuem salas de cinema. A cerimônia de assinatura dos termos de doação contou com a presença do Governador Alberto Goldman e dos Secretários Andrea Matarazzo, da Cultura, e Francisco Vidal Luna, da Economia e Planejamento, além de prefeitos e dirigentes municipais de Cultura.

“Essa ação mostra a importância da arte para o Estado de São Paulo”, disse o governador. De acordo com ele, a atual gestão deu um grande salto na área cultural. O Secretário Matarazzo, por sua vez, lembrou que apenas 120 cidades paulistas têm salas de exibição e contou que o incentivo à área é prioridade para a Secretaria. “Com a doação de equipamentos, a Secretaria tem o objetivo de começar a preencher essa lacuna, criando o embrião para que a difusão do cinema se espalhe pelo Estado”, complementou.

A doação é a primeira ação do Projeto de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica, anunciado pela Secretaria em março. Na época, foi anunciada a doação dos equipamentos a 20 municípios do Estado. Agora, para a realização da ação, o programa foi ampliado para 43 cidades. São elas: serão contemplados os seguintes municípios Agudos, Andradina, Anhumas, Apiaí, Araçoiaba da Serra, Arujá, Avaí, Bananal, Borborema, Brodowski, Cachoeira Paulista, Capela do Alto, Casa Branca, Castilho, Cubatão, Dobrada, Dois Córregos, Estrela d’ Oeste, Fartura, Floreal, Ilha Solteira, Jandira, João Ramalho, Lucélia, Macatuba, Miracatu, Nova Odessa, Novo Horizonte, Oscar Bressame, Orlândia, Palmital, Presidente Epitácio, Quatá, Rifaina, Santa Branca, Santa Izabel, Santa Rita do Passa Quatro, Santana de Parnaíba, Serrana, Taguaí, Tanabi, Taquarituba e Três Fronteiras.

Os equipamentos são compostos por uma tela de projeção de 3m x 4m, um projetor de vídeo e um aparelho leitor de DVD, além de uma mesa de som e duas caixas amplificadas para a sonorização. A Secretaria da Cultura destinou R$ 572 mil de seu orçamento para a compra do material.

Outras ações na área

Com o Projeto de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica, a Secretaria da Cultura dá mais um passo em sua política de incentivo à produção de filmes e à difusão do cinema no Estado. “A Secretaria investiu R$ 20 milhões em atividades ligadas ao cinema em 2009”, disse Andrea Matarazzo durante o evento.

Entre os programas voltados à difusão, o carro-chefe é o Vá ao Cinema, que distribui vales-ingresso gratuitos, principalmente a alunos da rede pública, para filmes nacionais. Com a iniciativa, a Secretaria estimula a formação de público e o funcionamento das salas de exibição do Estado, além de valorizar a produção nacional. Em 2009, foram distribuídos 2,4 vale-ingressos em 105 cidades.

Além disso, a Secretaria promove uma série de concursos para estimular a produção de filmes. Entre eles, estão os editais do Programa de Ação Cultural – Finalização de Longa-Metragem, Produção de Longa-Metragem e Produção de Animação -, os editais de Produção de Telefilmes e de Fomento ao Cinema Paulista e o Prêmio Estímulo de Curta-Metragem.

Da Secretaria da Cultura