Projeto Viver no Parque recebe quarteto “Os Caras e o Coroa”, regido por Roberto Sion

Duas mil vagas gratuitas em oficinas de lazer e cultura para crianças, jovens e adultos completam a programação do Parque da Juventude

ter, 06/03/2007 - 19h21 | Do Portal do Governo

A MPB é o destaque da programação musical do Projeto Viver no Parque, que acontece no Parque da Juventude, no próximo domingo (11/03). Sob a batuta do maestro Roberto Sion, o quarteto “Os Caras e o Coroa” se apresenta a partir das 11 horas, com a participação especial da cantora Yvette Matos. No repertório releituras  dos mestres Tom Jobim, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Guinga e do próprio Sion.

Além do show com entrada franca, o Viver no Parque oferece duas mil vagas em oficinas gratuitas de lazer e cultura, e aulas de yoga, tai chi chuan e capoeira, totalizando 10 atividades.

Aos sábados e domingos são ministradas aulas das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30. Na programação, oficinas de Contador de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança (de salão, rua e urbana), Arte Sucata, Construindo o Lazer, Teatro de Fantoches e aulas abertas de capoeira (sábado); yoga (3ª, 5ª e sábado) e tai chi chuan (4ª, 6ª e domingo). As inscrições são feitas na hora; basta comparecer ao local. Vale destacar que durante a semana, as aulas de yoga e tai chi chuan acontecem das 8h às 9h e das 9h às 10h, com 25 vagas em cada uma das três turmas.

Roberto Sion: um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, Roberto Sion é saxofonista, flautista e clarinetista. Reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor,  foi o vanguardista em usar os elementos do jazz e da música brasileira, seja ela Bossa Nova ou Samba, transformando este estilo em sua marca registrada.

Os Caras e o Coroa:  esta será a primeira audição dos jovens músicos, todos virtuoses em seus instrumentos. O grupo é formado por ex-alunos do maestro Roberto Sion, que hoje atuam como profissionais e se destacam dentro do gênero instrumental, são eles: Alex Duarte P. da Silva (bateria); Eduardo Pereira Rodrigues (guitarra); Fábio Leandro de Macedo da Silva (teclado) e Sidiel Vieira de Souza (baixo) liderados por Sion (saxofones alto e soprano, clarinete e flauta).

Para crianças e jovens:

Capoeira: mistura de dança e luta nascida nas senzalas, a capoeira serve de instrumento para o resgate cultural das raízes afro-brasileiras e exercício de cidadania.

Contador de Histórias: não são apenas as crianças que mergulham no mundo mágico das histórias. Os adolescentes que participam das atividades também podem se transformar em futuros criadores e contadores de histórias.

Teatro de Fantoches: proporciona o acesso a uma das formas mais antigas de teatro, além de ministrar aulas para a construção de bonecos esta oficina trabalha a cultura popular e o estímulo aos movimentos de dedos, mãos e braços.

Recreação Circense: são oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Paras todas as idades:

Vem Dançar: ensina várias modalidades: Dança de Rua, Danças Urbanas e Dança de Salão. A idéia é exercitar o corpo através da dança, objetivando a desinibição, auto-confiança e o bem estar físico e mental dos participantes. Ao integrar o público de todas as idades, as oficinas rendem coreografias em diversos ritmos.

Jardinagem: além das noções de jardinagem, esta atividade trabalha questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude, incentivando a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Arte Sucata: o aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a construção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com o aproveitamento de materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

Aulas abertas:

Tai Chi Chuan:  através de movimentos circulares e respiratórios, a  atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.

Yoga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos participantes.

Viver no Parque: fruto da iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esporte e Lazer e realizado em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente, o projeto oferece atividades gratuitas de arte-educação, lazer, cultura e cidadania. O objetivo é dar aos jovens e moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. Desde sua implantação em dezembro de 2005, o projeto já beneficiou mais de 60 mil pessoas.

Serviço:

Parque da Juventude

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos, das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Capoeira (sábado), das 10h30 às 12h30

Yoga (3ª, 5ª e sábado) e Tai chi chuan (4ª, 6ª e domingo.): 25 vagas em cada turma: das 8h às 9h e das 9h às 10h. Inscrições gratuitas na hora

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

C.M.