Projeto Viver no Parque celebra o dia do Circo

Completam a programação duas mil vagas gratuitas em oficinas de lazer e cultura para crianças e adultos, no sábado e domingo

qui, 22/03/2007 - 18h03 | Do Portal do Governo

O projeto Viver no Parque celebra o Dia do Circo com atrações especiais neste domingo, 25 . A partir das 10 horas, haverá um passeio pelas alamedas do Parque da Juventude, acompanhando por uma tradicional banda de circo, seguida por pernas de pau, palhaços e o público em geral. A criançada terá a disposição uma tenda, onde serão confeccionadas esculturas com bixigas e maquiagem infantil.

A programação conta também com duas mil vagas em oficinas gratuitas de lazer e cultura, e aulas de yoga, tai chi chuan e capoeira, totalizando dez atividades. No sábado e domingo serão ministradas aulas das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Na programação, oficinas de Contador de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança (de salão, rua e urbana), Arte Sucata, Construindo o Lazer, Teatro de Fantoches e aulas abertas de capoeira (sábado); yoga (3ª, 5ª e sábado) e tai chi chuan (4ª, 6ª e domingo). As inscrições são feitas na hora; basta comparecer ao local. Vale destacar que durante a semana, as aulas de yoga e tai chi chuan acontecem das 8h às 9h e das 9h às 10h, com 25 vagas em cada uma das três turmas.

Outra atração do projeto é exposição itinerante Brasil Natureza, no espaço multiuso da marquise do Parque da Juventude, que reúne 30 imagens dos principais ecossistemas brasileiros: Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Zona Costeira, Campos Sulinos e Amazônia. A mostra tem o intuito de passar ao público um conjunto de informações que revelam aspectos significativos da natureza brasileira e da maneira como os habitantes que vivem nestas áreas relacionam-se com ela. Ao final da visitação, as pessoas serão convidadas a deixar sua impressão da mostra elaborando um desenho, que depois de identificado, é trocado por um dos livros produzidos pelo projeto: Fauna ou Destinos.

Dia do Circo: sinônimo de alegria, o circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, incluindo música, teatro, dança, cenografia e figurino. No Brasil, comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto. Piolin se destacou pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

Para crianças e jovens:

Capoeira: mistura de dança e luta nascida nas senzalas, a capoeira serve de instrumento para o resgate cultural das raízes afro-brasileiras e exercício de cidadania.

Contador de Histórias: não são apenas as crianças que mergulham no mundo mágico das histórias. Os adolescentes que participam das atividades também podem se transformar em futuros criadores e contadores de histórias.

Teatro de Fantoches: proporciona o acesso a uma das formas mais antigas de teatro, além de ministrar aulas para a construção de bonecos esta oficina trabalha a cultura popular e o estímulo aos movimentos de dedos, mãos e braços.

Recreação Circense: são oferecidos exercícios de aquecimento e experimentação dos materiais específicos desta arte, com o objetivo de desenvolver a expressão corporal.

Paras todas as idades:

Vem Dançar: ensina várias modalidades: Dança de Rua, Danças Urbanas e Dança de Salão. A idéia é exercitar o corpo através da dança, objetivando a desinibição, auto-confiança e o bem estar físico e mental dos participantes. Ao integrar o público de todas as idades, as oficinas rendem coreografias em diversos ritmos.

Jardinagem: além das noções de jardinagem, esta atividade trabalha questões básicas, como a conscientização do jovem e o apoio à manutenção dos espaços verdes do Parque da Juventude, incentivando a preservação ambiental e a prática da cidadania.

Arte Sucata: o aproveitamento de materiais descartáveis e novos usos como elementos artísticos ou utilitários são algumas das propostas desta oficina, além de estimular a consciência ecológica entre os participantes durante o desenvolvimento das aulas.

Construindo o Lazer: lições e práticas para a construção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, são alguns dos destaques desta oficina, que trabalha com o aproveitamento de materiais descartáveis, lidando com o lúdico e a conscientização.

Aulas abertas:

Tai Chi Chuan:  através de movimentos circulares e respiratórios, a  atividade busca auxiliar o alongamento do corpo e a ativação da circulação do praticante, relaxando os músculos e oferecendo uma melhor qualidade de vida.

Yoga: por meio de exercícios de relaxamento, busca a tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade dos participantes.

Viver no Parque: fruto da iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, o projeto é realizado em convênio com  a entidade ECO – Associação para Estudos do Ambiente. O objetivo é dar aos jovens e moradores da região que freqüentam o Parque da Juventude a oportunidade de vivenciar experiências e se desenvolver por meio de elementos de cultura. Desde sua implantação em dezembro de 2005, o projeto já beneficiou mais de 60 mil pessoas.

Serviço:

Atividades a partir das 10h de domingo com desfile pelas alamedas do parque

Oficinas de lazer e cultura: 2.000 vagas sábados e domingos

Horários: sábados e domingos, das 9h às 13h; e das 14h30 às 17h30.

Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana (Metrô Carandiru)

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

C.M.