Projeto vai ensinar estudantes sobre a importância da preservação dos recursos naturais

Iniciativa é resultado de um acordo firmado entre a Secretaria da Educação e a Petrobrás

sex, 07/07/2000 - 13h44 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 7, o Governo de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Educação, está firmando com Petrobrás um acordo de cooperação técnica para implementação do Programa Nacional de Racionalização de Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural (Conpet) na rede estadual de ensino do Estado.
Denominado ‘O Conpet na Escola’, o projeto tem como objetivo ampliar o universo de conhecimento do aluno sobre a importância das questões relacionadas à sociedade, à natureza e à preservação dos recursos naturais e do meio-ambiente, a fim de estimular crianças e adolescentes a serem defensores do uso racional desses recursos.
A idéia não é criar uma disciplina específica para discussão do assunto, mas sim incorporá-lo ao conteúdo programático dos currículos escolares. Desta forma, serão capacitados até três professores por unidade de ensino por meio de curso com duração de 24 horas, incluindo ainda visita a uma unidade operacional da Petrobrás. Estes professores serão responsáveis pela multiplicação dos conhecimentos adquiridos aos seus colegas, como também pela coordenação interdisciplinar do tema. Inicialmente o projeto beneficiará alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.
Em 1998 foi implementado o projeto-piloto em 92 unidades escolares das Diretorias de Ensino de Rio Claro, Bragança Paulista, São Carlos e Araçatuba. Até o momento foram capacitados 266 professores destas regiões e distribuídos 92 kits para as escolas contendo material para experiências práticas em sala de aula e materiais didáticos de apoio.