Projeto usa fábulas para estimular contato com os livros

Durante 12 aulas, alunos de segunda série foram estimulados a relacionar histórias dos livros com situações atuais

qui, 09/08/2007 - 11h35 | Do Portal do Governo

Um projeto desenvolvido durante o primeiro semestre deste ano na escola de Tempo Integral Prof. Pedro Voss, na zona sul da Capital, trouxe novas experiências aos estudantes dentro do Hora da Leitura. Para trabalhar temas como a Lei de Proteção e a posse responsável de animais, a pedagoga Carla Margareth Mocchegiani propôs a leitura de fábulas contendo cachorros como personagens das tramas.

Durante 12 aulas, cento e oito crianças das três classes de segunda série foram estimuladas a relacionar histórias dos livros com situações atuais, ter mais contato com animais domésticos, e até visitar uma loja especializada no comércio e atendimento de cães.

A idéia, agora, é continuar com a proposta de levar ao Hora da Leitura temas de conteúdo social. Para o segundo semestre, por exemplo, Carla já iniciou o trabalho com o tema Brinquedos e Brincadeiras Infantis . Entre as atividades previstas está a construção de brinquedos com caixas de fósforo e outros materiais recicláveis.

“Quero promover a busca do lúdico em sala de aula. Tudo para que a criança, ao ler um livro, possa sentir o prazer que cada brincadeira proporciona, e relacioná-la com as que já conhece”, explica a pedagoga.

Da Secretaria da Educação

(J.H.)