Projeto Trilhas de São Paulo tem opção em Ilhabela

Opções de trilhas variam de acordo com a distância e dificuldades

dom, 23/08/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Com 87% de sua área coberta por Mata Atlântica preservada, Ilhabela (SP) atrai turistas durante o ano todo, com suas belas praias, cachoeiras e esportes náuticos. O arquipélago também é conhecido por sua alta gastronomia e vida noturna agitada, com diversas opções de bares, restaurantes e baladas. Contudo, esta ilha guarda outros tesouros para quem tiver disposição e preparo físico, como as trilhas do Parque Estadual de Ilhabela, que fazem parte do projeto “Trilhas de São Paulo”. O projeto incentiva a visitação nas 19 unidades de conservação do Estado.

O programa oferece o “Passaporte das Trilhas”, onde o turista carimba os lugares já visitados e vive uma aventura marcante de convívio com a natureza. Ilhabela oferece diversas trilhas com acesso fácil e estrutura de apoio.

A Trilha do Baepi é um desafio de quatro horas até atingir os 1.025m de altitude, chegando ao Pico do Baepi, um dos mais altos de Ilhabela. Já a Trilha do Bananal tem caminhada de 1h30 de duração e passa por um antigo bananal onde é comum a presença de animais e também de enormes árvores. O passeio termina em uma cachoeira.

A Trilha da Água Branca é mais acessível com 2 km de extensão, com início na estrada que dá acesso à praia de Castelhanos. Pelo caminho, o turista encontra cachoeiras e piscinas naturais para refrescar a caminhada. Outra opção é a Trilha da Cachoeira da Laje, que parte da Ponta da Sepituba e leva até a cachoeira da Laje. Quem tiver mais fôlego ainda pode encarar três ou quatro horas de caminhada e pernoitar na praia do Bonete.

Quem for a Ilhabela pode conhecer outras unidades de conservação do Estado por meio da exposição “Trilhas do Olhar” na sede do Parque Estadual de Ilhabela, na Vila (centro).

Saiba mais sobre o projeto “Trilhas de São Paulo” por meio do site www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br.

Serviço

Parque Estadual de Ilhabela
Av. Cel Julião de Moura Negrão, 115 – Vila – Ilhabela SP
Fone: (12) 3896-2585/1646