Projeto SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania atende crianças e adolescentes

Reforço escolar, atividades socioculturais e esportivas estão entre as ações do projeto

qui, 12/11/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

“Moro no centro, mas não sabia que a cidade tinha tanta beleza a oferecer, só descobri graças ao trabalho fundamental do Corpo de Bombeiros”, diz Luana Gonçalves Guimarães, de 9 anos. A estudante da 3ª série do ensino fundamental participa do SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania. O projeto iniciou suas atividades em 2000 por meio de convênio entre o Instituto Mensageiros e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Avaliado como experiência positiva, foi indicado pelo Governo paulista como referência para ser aplicado por todas as unidades do Corpo de Bombeiros do Estado. A iniciativa também ganhou Medalha do Mérito Comunitário, oferecida pela Polícia Militar pelas ações desenvolvidas com a comunidade. 

Em 2009, o SOS Bombeiros ultrapassou a marca de 37 mil atendimentos a crianças e adolescentes na cidade de São Paulo. “É uma marca importante e demonstra que obteve êxito neste período”, afirma a gerente executiva do Instituto Mensageiros, Eliane Amaral. No ano passado, foram realizados 4,2 mil atendimentos. Em julho de 2008, o programa foi municipalizado e passou a ser conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). O projeto atua em seis bairros paulistas (Sé, Almanara, Itaquera, Santo Amaro, Guarapiranga e Jabaquara) e atende diariamente 360 crianças, de 9 anos, e adolescentes até 14 anos e 11 meses em situação de vulnerabilidade pessoal ou social. A equipe conta com profissionais das áreas de psicopedagogia, musicoterapia, pedagogia, filosofia, fonoaudiologia, educação física e assistência social. 

Unidade Sé  

Luana e mais 59 coleguinhas residem nas proximidades do Corpo de Bombeiros da Praça da Sé. A localização da corporação é privilegiada. No seu entorno, existem diversos pontos turísticos – Catedral da Sé, Theatro Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, etc., que são visitados com frequência pelo pessoal do projeto. “As crianças e a equipe do Instituto Mensageiros aprenderam a valorizar o centro da cidade. Somos quase ‘fregueses’ do Centro Cultural Banco do Brasil”, diz Eonice Yabagata Ferreira, assistente social da Unidade Sé. 

O Instituto Mensageiros dispõe de equipe de profissionais que coordenam, supervisionam e executam os trabalhos, inclusive de preparo de alimentação, com exceção da Unidade Sé. O projeto tem um profissional denominado Bombeiro Referência, que desempenha tarefas específicas com os integrantes. No caso da Unidade Sé, o soldado Samuel de Campos é responsável pelas atividades de educação física e aulas de primeiros socorros. “A criançada dá vida nova ao quartel. Aprendi muito com elas, mesmo não tendo filhos”, afirma. 

As tarefas desenvolvidas em cada unidade estão concentradas no reforço escolar, atividades socioculturais, esportivas, orientações preventivas (higiene) e de cidadania, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios e convivência social. Para participar, os interessados devem, obrigatoriamente, estar matriculados na escola. “Porém, abrimos uma exceção para uma criança que não estava matriculada, mas com a nossa rede conseguimos uma vaga e ela já começou a estudar e a participar do programa,” esclarece Adamache Ruiz Câmara, supervisor da Unidade Sé. De acordo com Câmara, ao atingir a idade-limite o participante é encaminhado a outro projeto para qualificá-lo para o mercado de trabalho. 

O SOS Bombeiros articula com vários segmentos da sociedade. Mensalmente, as famílias são convidadas a participar de reuniões com supervisores e educadores dos postos. O objetivo é trocar informações, bem como propiciar aos educadores oportunidade para receber críticas e sugestões, visando a um processo participativo e contínuo para a melhoria das atividades. “Muitos pais trabalham na informalidade e não têm conhecimento sobre os seus direitos como aposentadoria, cursos de qualificação gratuitos ou mesmo assistência médica. A conversa vai muito além do desempenho dos filhos no projeto”, explica Sandra Pacheco, coordenadora do projeto, acrescentando que no Posto Sé há um diferencial: “Aqui também oferecemos aulas de Libras, o que facilita o trabalho de inclusão social das crianças e adolescentes. Elas, inclusive, são multiplicadoras. Muitos pais aprendem os sinais e assim o trabalho se replica pela sociedade”, avalia.     

Serviço

Inscrições para o Projeto SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania estão abertas até o final de dezembro, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira
Localização dos postos:
Almanara – Rua Inácio Xavier de Carvalho, 166 – Vila Penteado
Guarapiranga – Avenida Robert Kennedy, 3.686 – Socorro
Santo Amaro – Rua Henri Dunant, 116 – Santo Amaro
Sé – Praça Clóvis Bevilacqua, 421 – centro
Itaquera – Rua Osvaldo Pucci, 154 – Itaquera
Jabaquara – Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 3.305 – Jabaquara

Da Agência Imprensa Oficial