Projeto SOS – Bombeiros já atendeu mais de 10 mil crianças e jovens

O programa foi implantado pela Secretaria de Segurança Pública em 2003

sex, 11/01/2008 - 8h20 | Do Portal do Governo

O projeto SOS – Bombeiros no resgate da cidadania, que tem como objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 15 anos, por meio de arte, educação e ensinamento de valores, já atendeu mais de 10 mil jovens carentes. O programa foi implantado pela Secretaria de Segurança Pública em 2003, em parceria com a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, em 23 municípios do Estado.

Segundo o tenente Miguel Jodas, da área de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, neste ano participarão do programa cerca de dois mil garotos e garotas. “Eles praticam as atividades durante um ano, porém, alguns podem ficar até dois anos, quando os pedagogos avaliam que o período não foi suficiente e que vale a pena investir mais”, ressalta Jodas.

As atividades realizadas possuem caráter socioeducativo e visam o fortalecimento de vínculos pessoais e familiares, desenvolvimento da cidadania, auto-estima, autonomia e desempenho escolar. O programa abrange crianças e adolescentes que estão com baixo desempenho escolar, risco de evasão ou que foram encaminhamento por Conselhos Tutelares, e é destinado as famílias com renda inferior a dois salários mínimos. “Percebemos que as crianças melhoram no convívio social, na escola, em casa e com os amigos”, afirmou o tenente.

Miguel Jodas disse que a cada ano são realizadas atividades diferentes, como pintura, maquetes, passeios ao zoológico, parque Hopi Hari, além de palestras sobre saúde e higiene bucal. Ele lembra que os participantes recebem vale-transporte, refeição e lanche.

O tenente informou que na Capital os jovens são atendidos em cinco unidades (Sé, Itaquera, Jabaquara, Guarapiranga e Santo Amaro) e que o projeto é realizado em mais 22 municípios do Estado. Citou como exemplos as cidades de Caraguatatuba, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e São Carlos.

Inscrição

Para se inscrever, o interessado deve ir a um dos postos do Corpo de Bombeiros e levar cópia do RG ou Certidão de Nascimento, xerox da carteira de vacinação, comprovante de endereço, duas fotos 3X4, comprovante de matrícula da escola e xerox do RG do responsável, que deve levar um comprovante de rendimento – uma vez que participam do SOS Bombeiros, pessoas com rendas de até 2 salários mínimos.

Na Capital as inscrições podem ser feitas:

Sé:

Praça Clóvis Beviláqua, 421

Telefone: 3242-0977

Itaquera:

Rua Osvaldo Bucci, 154

Telefone: 6746-5872

Jabaquara:

Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, 3305

Telefone: 5588-0333

Guarapiranga:

Avenida Robert Kennedy, 3686

Telefone: 5669-2832

Santo Amaro:

Rua Henri Dunant, 116

Telefone: 5181-0140

Da Secretaria de Segurança Pública