Projeto simula casa para ensinar como evitar acidentes domésticos

“Casa + Segura” está em exposição no Ibirapuera e mostra os cuidados necessários para proteger a família

qui, 14/02/2013 - 14h18 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta, 14, o “Casa + Segura” projeto em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Secretaria de Estado da Saúde para reduzir o número de acidentes domésticos. “São queimaduras, fraturas, cortes e quedas. A maior parte dos acidentes que ocorre com crianças e idosos ocorre dentro de casa”, afirmou Alckmin.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

No Parque do Ibirapuera, onde o projeto foi lançado, uma casa móvel simula os ambientes domésticos para ensinar para a população os cuidados que podem evitar acidentes no dia a dia. Foram investidos R$ 400 mil para a implantação de duas carretas que unidas formam a casa, em uma área total de 38 m2.

Alertas práticos e eficazes foram exemplos, como a televisão ser bem fixada para que não possa ser puxada pela criança, não colocar sofá próximo à janela, usar grade na janela, não deixar detergente em lugar baixo, de fácil acesso, assim como remédios e isqueiros em mesas e armários baixos.

A “Casa + Segura” ficará instalada na Área de Eventos do Parque do Ibirapuera até o dia 28, das 8h às 18h, com entrada gratuita. As pessoas que visitarem o local receberão uma cartilha com informações sobre segurança e prevenção, que será distribuída também em lugares de grande circulação.

“Vamos tentar colocar no Vale do Anhangabaú, em lugares de grande circulação e entidades para as pessoas poderem entrar na casa móvel e verificar”, complementou o governador do Estado. 

Pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde aponta que os acidentes são a principal causa externa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, representando 40% do óbitos.

Quedas, queimaduras e intoxicações acidentais também são os maiores responsáveis pelas intenções entre jovens entre 10 e 14 anos, com 38% dos atendimentos.

Do Portal do Governo do Estado