Projeto santista é destaque na Semana dos Museus da USP

Evento acontece até quinta, dia 30

seg, 27/04/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O projeto “Oficinas na Bolsa de Café: diálogos entre educação e herança cultural”, parceria entre o Museu do Café e a Secretaria Municipal de Cultura de Santos, foi selecionado entre trabalhos de todo o Brasil para ser apresentado na VII Semana dos Museus da Universidade de São Paulo. O evento acontece entre hoje e 30 de abril e é um dos mais importantes debates sobre museologia do país.

O projeto, que ocorre anualmente desde 2006, leva o conceito de que o museu é um espaço de troca e construção de conhecimento, e não mera transmissão de informação. Por isso, durante as oficinas, os professores são estimulados a questionar sobre os objetos, quadros e detalhes arquitetônicos do Museu do Café, criando uma alternativa à visita monitorada convencional. “Notamos que as pessoas entravam em conflito por acharem que o museu era um lugar para buscar respostas e não elaborar perguntas. Mas se temos respostas prontas, não construímos conhecimentos”, explica Marjorie Carvalho, curadora do Museu do Café e uma das responsáveis pelo projeto.

O resultado do trabalho será apresentado na quarta, 29, às 13h30 no anfiteatro Camargo Guarnieri, na USP. A Semana dos Museus é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, juntamente com o Centro de Preservação Cultural e os museus estatutários da USP – o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista (MP) e o Museu de Zoologia (MZ). Neste ano, o tema dos debates é “O museu na cidade e a cidade no museu”.