Projeto Roda SP leva cursos à distância para o interior

Durante o dia, carreta do caminhão é utilizada como sala de aula; à noite ganha estrutura de sala de cinema ao ar livre

seg, 19/04/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) lançou o projeto-piloto Roda SP que utiliza um caminhão com carreta customizada e equipada com sala de aula, estrutura para cinema ao ar livre, para levar aos municípios, de abril a junho, cursos de capacitação à distância. No veículo também serão exibidos filmes do cinema nacional para a população.

A carreta tem sala de aula com capacidade para 36 pessoas e um laboratório de inovação, com sete pontos de Internet, no qual serão realizadas oficinas sobre blog, Twitter e wiki, entre outras ferramentas da web 2.0.

Os cursos atendem às demandas dos municípios e serão transmitidos via satélite, com tecnologia de ensino à distância, que proporciona a interação entre professores e alunos. Os quatro temas selecionados pelas prefeituras foram: Atendimento ao Cidadão, Licitação, Elaboração de Projetos, e Gestão de Contratos.

As aulas acontecem das 9 às 16 horas. À noite, a partir das 19 horas, é montada a estrutura do cinema ao ar livre, com mais de 150 lugares, para oferecer à população sessões gratuitas de filmes nacionais.

O projeto-piloto abrangerá 52 cidades da Região Administrativa de Presidente Prudente até junho. A primeira cidade de Euclides da Cunha foi a primeira a receber o Roda SP nesta segunda-feira, 19. Na terça-feira, 20, será a vez do município de Teodoro Sampaio e na quarta-feira, 21, a carreta chegará à Rosana, no extremo oeste do Estado. Com cerca de 20 mil habitantes, a cidade tem 800 servidores municipais, e as principais atividades econômicas são a agropecuária, a geração de energia hidrelétrica e o turismo de pesca.

Para a prefeita Aparecida Batista Dias de Oliveira, “a iniciativa é ótima, porque além de incentivar os agentes públicos, traz a qualidade dos cursos do Cepam para perto dos municípios”.

Ela conta que a prefeitura tem hoje grande quantidade de projetos em andamento “e que os servidores ainda encontram muitas dificuldades em preparar e acompanhar todas as etapas, por isso a oficina de elaboração de projetos será primordial”.

Quanto à exibição gratuita de filmes, “só para se ter uma ideia, a população precisa viajar cerca de 200 quilômetros, até Presidente Prudente, para ir ao cinema. Temos muita carência de cultura e lazer. Acredito que os espetáculos vão fazer o maior sucesso e movimentar toda a cidade”, enfatiza Aparecida de Oliveira.

Com apenas 3.800 habitantes, o município de Mariápolis receberá a carreta na quinta-feira, 22. Segundo o prefeito Ismael de Freitas Calori, “é difícil conseguir boas oportunidades de capacitação e qualificação para os servidores, por isso é muito interessante trazer os cursos do Cepam para atender às demandas nos municípios”.

Como Mariápolis também não tem sala de cinema, Ismael Calori espera que “a novidade, tanto dos cursos quanto do cinema, movimente a cidade e melhore a qualidade do atendimento do cidadão”.

No dia 7 de maio, o Roda SP chegará a Regente Feijó. Para o prefeito Arlindo Eduardo Fantini, “a iniciativa vai aprimorar e qualificar os funcionários, por meio dos cursos do Cepam, que são reconhecidamente muito bons. Também é uma oportunidade de termos contato com novas tecnologias e experiências”. A exibição de filmes nacionais ao ar livre para toda a população “vai lotar a praça, porque não temos salas de cinema na cidade e essa é uma oportunidade bem legal”, enfatiza o prefeito.

O município de Monte Castelo, com cerca de quatro mil habitantes, receberá a carreta no dia 17 de junho. “Esse novo projeto é de extrema importância, principalmente aos municípios pequenos, que têm dificuldade de se deslocar até São Paulo. Com isso, poderemos ter servidores mais capacitados, o que significa melhorias no setor público”, comemora o prefeito de Monte Castelo, Odair Silis.

As prefeituras, parceiras no projeto-piloto, assinaram um termo de adesão e cooperação, ficando responsáveis pela escolha e indicação dos servidores que farão o curso, pela infraestrutura e destinação do local para estacionar a carreta, além de emitir as licenças necessárias.

Clique aqui e confira os municípios da região administrativa de Presidente Prudente que serão visitados até o dia 30 de junho.

Do Cepam