Projeto “Remo Social” ensina este esporte a alunos de escola pública

O programa oferece treinamento gratuito a jovens de 11 a 16 anos e promove integração social

sáb, 06/12/2008 - 12h04 | Do Portal do Governo

Há três meses 50 estudantes com idades entre 11 e 16 anos da Escola Municipal Marechal Esperidião Rosa, do bairro Jaguaré, zona oeste de São Paulo, integram o projeto “Remo Social”, criado pela Federação Paulista de Remo e patrocinado pelo Banco Nossa Caixa. O objetivo do programa é contribuir para popularizar a modalidade no país, descobrir novos talentos e promover a integração social.

“O projeto tem apresentado ótimos resultados, tanto na questão da inclusão social, quanto do ponto de vista profissional, pois já há interesse de clubes por nossos alunos”, diz Alex Jaskow Pomarico, instrutor e coordenador do projeto. Segundo ele, as aulas contribuem ainda para o desempenho escolar dos participantes. “Os alunos têm faltado menos às aulas, melhoraram as notas e passaram a demonstrar mais facilidade para trabalhar em equipe”.

Duas turmas participam dos treinamentos na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Alunos iniciantes na prática do remo freqüentam as aulas aos sábados, das 9h30 às 13h30. Jovens que já passaram por essa etapa e que se identificaram com o esporte freqüentam aulas avançadas, que ocorrem duas vezes por semana em horário extracurricular. O programa também oferece aos jovens transporte até a USP, alimentação e acompanhamento psicológico individual.

Depois de um breve recesso para as festas de fim de ano, o programa será retomado na primeira quinzena de janeiro. Para 2009, a perspectiva é de que seja fechada parceria com uma nova escola pública e, com isso, outros 40 estudantes passem a integrar o projeto. No segundo semestre de 2009, a Federação Paulista de Remo deve ainda promover um campeonato que contará com a participação dos jovens que fazem parte do programa, além de equipes convidadas.

Do Banco Nossa Caixa