Projeto Pomar ganha adesão da Rede Globo

Além da recuperação do solo, empresa será responsável pelo plantio de 200 mudas em 7.000 m²

sex, 06/07/2001 - 19h31 | Do Portal do Governo


Além da recuperação do solo, empresa será
responsável pelo plantio de 200 mudas em 7.000 m²

O Projeto Pomar – iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que visa a recuperação ambiental e paisagística das margens do rio Pinheiros – ganhou adesão da Rede Globo. A parceria foi firmada na tarde desta sexta-feira, dia 6, pelo governador Geraldo Alckmin, pelo secretário do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli e pelo vice-presidente das Organizações Globo, José Roberto Marinho.

A rede de TV será responsável pela recuperação do solo e da vegetação de uma área de 7.000 metros quadrados (entre a Ponte do Morumbi e a foz do Córrego Água Espraiada). Neste trecho, serão plantadas cerca de 200 mudas de espécies arbóreas, entre elas, palmeiras imperiais, araças, cerejas-do-rio- grande, algodão da praia, calaburas, jerivás e palmitos. A empresa de comunicação também vai plantar forrações coloridas e flores diversas. O contrato tem vigência de cinco anos.
‘Devagar São Paulo vai ganhando o maior jardim da cidade. São praticamente 20 quilômetros de cada margem do rio Pinheiros, que agora estão sendo revitalizados com este projeto’, disse Alckmin, destacando a seriedade e a dedicação do novo parceiro nos temas ambientais. O governador observou que devido à recuperação gradativa do Pinheiros, o rio já conta com o registro de garças e de três famílias de capivaras. Ele lembrou também que a Rede Globo também é parceria do governo paulista no Centro Cultural da Língua Portuguesa, localizado na estação ferroviária da Luz.

‘O Pomar é um grande desafio, porque não lida apenas com a requalificação do solo para plantio, é, acima de tudo, um projeto de ecologia urbana’, ressaltou o secretário Tripoli, enfatizando a grande concentração populacional da Capital e da Região Metropolitana que será beneficiada com a mudança das margens do Pinheiros.

Para o vice-presidente da Globo, José Roberto Marinho, participar do projeto é um grande prazer, já que o rio Pinheiros é um dos principais símbolos de São Paulo. ‘Acreditamos que a democratização da informação é o método mais eficiente para transformar idéias em ações concretas’, disse ele, referindo-se à adesão, que já conta com outros segmentos da iniciativa privada. O vice-presidente da Globo lembrou que, somente no ano passado, a rede de TV fez mais de 2.000 inserções sobre meio ambiente, além dos programas jornalísticos que sempre destacam temas ambientais.

Com a adesão da Rede Globo, o Projeto Pomar passa a contar com oito parceiros na margem direita do rio Pinheiros: Deutsche Bank, Microsoft, Manah, Cia. Suzano de Papel e Celulose, Cesp – Companhia Energética de São Paulo, Bank Boston e a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Esse trecho integra a segunda etapa do projeto, que abrange áreas na margem direita do Pinheiros desde as imediações da Ponte João Dias até a região do Jaguaré. Os trabalhos se iniciaram em março deste ano e devem contar com a participação de 150 trabalhadores do Pead (Programa Emergencial de Auxílio Desemprego), as chamadas Frentes de Trabalho. Cada trabalhador recebe mensalmente bolsa-auxílio no valor de R$ 190 e uma cesta básica, além de vale-transporte e de curso de qualificação profissional. Os termos de adesão têm prazo de nove meses.

Extensão do projeto ao rio Tietê

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin também autorizou a Secretaria do Meio Ambiente a iniciar estudos para estender o Projeto Pomar às margens do rio Tietê, ‘onde também estamos fazendo outra grande obra, que é o rebaixamento da calha do rio em três metros de profundidade’, acrescentou. Os trabalhos podem ter início a partir de setembro. ‘Agora vamos à procura de novos parceiros para o projeto. Desta vez para as margens do Tietê’, comemorou o secretário do Meio Ambiente.

A adesão da Rede Globo ao Pomar ocorreu na sede do projeto, junto à Ponte João Dias, onde Alckmin, Tripoli e Marinho fizeram o plantio simbólico de uma muda de jerivá. O evento contou com a presença de prefeitos de cidades da Região Metropolitana, vereadores de São Paulo, representantes de grupos da terceira idade e alunos de três escolas estaduais, que visitaram o viveiro do projeto.


Foto a – Alckmin, Tripoli e José Roberto Marinho no canteiro do rio Pinheiros.
Foto b – Alckmin, Tripoli e José Roberto Marinho assinam convênio de parceria.
Foto c – Alckmin cumprimenta Dráusio Barreto, diretor-presidente da Cetesb.
Foto d – Governador planta muda da espécie jerivá.