Projeto Pomar chega a Osasco

Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente é implementada com a parceria da iniciativa privada

sex, 22/06/2001 - 10h53 | Do Portal do Governo

O Projeto Pomar vai recuperar as margens do Rio Tietê e afluentes em Osasco. É o primeiro município, depois da Capital, a ser beneficiado pelo programa que já foi implantado no Rio Pinheiros.

O lançamento do projeto, que aconteceu nesta semana, foi marcado pelo plantio de mudas de jerivá nas margens do Córrego Bussocaba. Também haverá a recuperação das margens do Córrego João Alves, outro afluente do Tietê, abrangendo, no total, uma área de 36 mil metros quadrados.

No Bussocaba, serão cerca de cinco quilômetros e, no João Alves, três quilômetros. Serão implantados ainda dois núcleos de educação ambiental nos Parques Chico Mendes e Dionísio.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, dentro de 30 dias deverá ser realizada uma audiência pública para apresentação do Projeto Pomar a empresas interessadas com o objetivo de viabilizar as parcerias.

Lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, o Projeto Pomar prevê a recuperação ambiental do rio com o plantio de mudas nas margens e a limpeza do leito, em parceria com a iniciativa privada.

As empresas participantes assumem os custos de implantação e manutenção dos jardins durante cinco anos. As espécies a serem cultivadas são indicadas pela Secretaria, que também fornece a mão-de-obra, por intermédio do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego – Frentes de Trabalho. As empresas são responsáveis pelo projeto paisagístico, compra das mudas, preparo do terreno e plantio.

A estimativa é que cada parceiro invista aproximadamente R$ 150 mil na implantação do projeto e R$ 5 mil mensais na manutenção.