Projeto Pomar abriga estudo da USP e da AES Eletropaulo

Pesquisa estudará o reaproveitamento de árvores cortadas e podadas para produção de energia e fertilizantes

dom, 19/08/2007 - 11h14 | Do Portal do Governo

Para evitar que galhos interfiram na rede de transmissão de energia elétrica, a AES Eletropaulo precisa podar e, freqüentemente, cortar árvores e o resíduo dos vegetais são usualmente descartados em aterros, lixões ou levados para a reciclagem. Com o objetivo de evitar esse desperdício de material orgânico, o Projeto Pomar está abrigando um estudo do Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) – da USP – em parceria com a Eletropaulo, financiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto pretende levantar os locais de geração, armazenamento e destinação dos resíduos da poda e desse corte de árvores, bem como criar mecanismos para quantificar e verificar seus impactos ambientais. Também pretende-se estudar o aproveitamento de tal material como fertilizante agrícola com a criação de uma pequena usina piloto.

Após pronto o fertilizante agrícola, será comparado os custos de produção desse composto orgânico com os disponíveis atualmente no mercado. Além disso, o estudo também analisará a viabilidade técnica, ambiental e econômica do uso desses resíduos vegetais como fonte energética.

Recuperação das margens

O Projeto Pomar vem sendo desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente desde 1999. Já foram plantadas mais de 400 mil mudas de árvores ao longo das margens do Rio Pinheiros. O Núcleo de Educação Ambiental recebe 2.000 visitantes por mês.

Julio Vieira

Da Secretaria do Meio Ambiente

(J.N.)