Projeto “Pente Fino Ambiental” termina na sexta-feira em Sorocaba

Operação iniciada na terça, 3, visa debater principais questões ambientais de cidades do litoral e interior

qui, 05/06/2008 - 18h54 | Do Portal do Governo

Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente (SMA), a Secretaria do Meio Ambiente destacou técnicos para realizarem no litoral e interior  o Projeto “Pente Fino Ambiental”, que foi iniciado na terça-feira, 3, no litoral norte e termina na sexta, 6, em Sorocaba.

O objetivo da secretaria é conhecer de perto a agenda ambiental de cada município além de divulgar informações importantes para a defesa do meio ambiente, tirar dúvidas da população sobre questões ambientais e conscientizar a população sobre a importância de um meio ambiente sustentável. Para isso, representantes da Fundação Florestal, Instituto Florestal, Instituto de Botânica, Instituto Geológico, Cetesb, DEPRN, DAIA, CBRN, CPLA, CEA, CRHi e Polícia Ambiental estão se reunindo com autoridades locais e moradores da região, para debater as questões ambientais e buscar, juntos, soluções . 

Para facilitar o diálogo, os participantes do “Pente Fino” foram divididos em grupos para tratar de temas peculiares aos municípios. Em Ubatuba, por exemplo, seis frentes de debate foram montadas: Invasões no Parque Estadual da Serra do Mar; Poluição; Lixo; Programa de Educação Ambiental; Licenciamentos Ambientais; e Pesca Predatória.

Em Ilhabela, os assuntos em pauta foram divididos em quatro áreas: Pesca e a Criação das APAs (área de proteção ambiental) marinhas, Educação Ambiental, Licenciamentos e Saneamento, e Clubes Náuticos. Já em São Sebastião, no lugar dos clubes, foi discutida a questão das invasões no Parque Serra do Mar. “O objetivo dessa ação é procurar onde estão as soluções para os problemas e definir uma agenda de trabalho para a região. Isso é ação ambiental”, explicou o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano.

Mariana Garbin