Projeto Padaria Artesanal certifica mais de 60 alunos por semana

Após um dia de curso, participantes recebem certificação para fazer diferentes tipos de pães

qui, 22/03/2012 - 17h59 | Do Portal do Governo

De autoria da primeira-dama Lu Alckmin, o projeto Padaria Artesanal, ministrado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, capacita cerca de 60 alunos por semana. O objetivo é que os participantes aprendam a fazer diferentes tipos de pães e disseminem o conteúdo do curso nas instituições e comunidades das quais fazem parte. “A ideia é formar multiplicadores, ou seja, capacitar os alunos para que eles repassem aos demais o que aprenderam aqui”, afirma a coordenadora do projeto, Fabiana Mattar.

Em funcionamento desde março de 2011, o curso tem duração de um dia, com 20 vagas por dia, e é ministrado por nutricionistas e técnicos do CODEAGRO (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios). Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar, bastando se inscrever por telefone e apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A maioria dos alunos, porém, vem de instituições que ajudam crianças e jovens por meio de diferentes projetos e, por isso, acabam se tornando multiplicadores.

Fabiana explica porque essa formação é importante: “Após o curso, as instituições recebem um kit, que inclui um forno, um liquidificador, assadeiras e um botijão de gás, para que possam fazer as receitas que aprenderam aqui. O curso tem sido tão procurado que temos uma fila de cerca de três meses de espera”, diz.

Hoje, as aulas acontecem no Palácio dos Bandeirantes e em uma unidade móvel que fica no Parque da Água Branca, ambas na capital paulista. No período da manhã, são ensinadas noções de ética, higiene, cidadania e receitas de dez tipos de pães nutritivos e de alto valor comercial. À tarde, os alunos colocam a mão na massa.

São dez tipos de pães, feitos com vegetais e frutas.
São eles:
– Rosca de coco
– Pão recheado com maçã
– Pão integral
– Pão de forma
– Pão de beterraba
– Pão de batata com queijo cremoso
– Pão de ervas
– Pão caseiro recheado com presunto e queijo
– Pão de mandioca com azeitona
– Pão de cenoura com goiabada

Os participantes recebem ainda uma apostila com as receitas elaboradas durante o curso e uma camiseta do projeto.

Serviço
Projeto Padaria Artesanal
Terças, quartas e quintas, das 8h30 às 16h30
Inscrições gratuitas
Informações pelo telefone: 11 2193-8969

Saiba a opinião de quem já participou