Projeto Nossa Cidade teve a participação de 135 mil pessoas em 2008

Ao longo do ano, 34 cidades do estado de São Paulo receberam o projeto

ter, 16/12/2008 - 21h04 | Do Portal do Governo

O projeto “Nossa Cidade”, promovido pelo Banco Nossa Caixa, percorreu 34 cidades do interior paulista e beneficiou aproximadamente 135 mil pessoas ao longo de 2008. O projeto utiliza a estrutura do “Caminhão de Sorteios” da Loteria Paulista para oferecer à população atividades esportivas, culturais, de saúde, de educação ambiental e de entretenimento. Entre outras ações, o “Nossa Cidade” realizou neste ano mais de 27 mil testes de saúde gratuitamente.

O “Caminhão de Sorteios” da Loteria Paulista chega aos municípios às terças-feiras e fica estacionado em local público até as sextas-feiras, dia em que ocorrem as extrações da Loteria Paulista. O veículo e seus arredores se transformam em palco para as atividades promovidas pelo projeto. A programação é organizada pela Nossa Caixa em parceria com as prefeituras e conta com o apoio da Nossa Caixa Mapfre.

Promoção da cidadania

Na área de saúde, o “Nossa Cidade” oferece aos moradores a oportunidade de realizar exames de pressão arterial, fazer testes de glicemia, triglicérides, tipagem sangüínea, colesterol e calcular o índice de massa corporal (IMC) com uso de balanças apropriadas. A cada edição do projeto, são realizados cerca de 800 exames gratuitos. Os participantes recebem ainda orientações nutricionais sobre como evitar ou controlar os diabetes, a pressão arterial e o colesterol.

O projeto também oferece serviços que visam promover a cidadania, como cortes de cabelo; manicure; campanhas de prevenção às drogas e às doenças sexualmente transmissíveis; campanhas de vacinação; exposição de artesanatos em prol de projetos sociais; prestação de serviços para retirada de protocolo de documento de identidade (RG); e campanhas de arrecadação alimentos a entidades sociais.

A Nossa Caixa realiza ainda campanhas educativas de conscientização ambiental e de valorização do idoso. Para isso, disponibilizou 133 mil cartilhas com orientações sobre esses temas durante os eventos promovidos ao longo do ano. O projeto leva também às cidades atrações culturais – espetáculos teatrais e danças, músicos e cantores locais, além de estimular a apresentação de grupos folclóricos regionais.

O encerramento de cada edição do projeto ocorre tradicionalmente às sextas-feiras com a extração da Loteria Paulista, seguida pelo show do cantor Tinoco.

O “Nossa Cidade” foi criado em novembro de 2000 e realizado mensalmente até setembro do ano passado, quando passou a ser semanal, exceto nos meses de férias escolares. Graças aos benefícios diretos que oferece à população, o “Nossa Cidade” recebeu em junho o prêmio “Top Social 2008” promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) para destacar organizações que contribuem para solucionar os problemas e as carências do país.

Do Banco Nossa Caixa