Projeto Navega São Paulo cria mais núcleos para formar atletas

Destinado a jovens de 10 a 15 anos matriculados na rede pública de ensino, projeto busca também criar consciência ambiental e desenvolver inclusão social

sex, 02/04/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Projeto Navega São Paulo, da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (Selt), está expandindo seus núcleos de treinamento. Quinze municípios paulistas com potencial hídrico, banhados por mares, rios ou represas receberão núcleos náuticos do projeto para desenvolver a prática dos esportes náuticos olímpicos da vela, remo e canoagem destinados a jovens com idade entre 10 e 15 anos e que sejam estudantes da rede pública de ensino.

O anúncio da expansão aconteceu no Dia Mundial da Água, 22 de março, no Yacht Club Santo Amaro (YCSA).  De acordo com a pasta, a expansão do projeto também é uma oportunidade para revelar novos talentos para as Olimpíadas que serão realizadas no Brasil em 2016.  

O projeto socioesportivo da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo e Secretaria de Saneamento e Energia, patrocinado pela Sabesp, e copatrocinado pela Cesp e Imprensa Oficial, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (do Ministério do Esporte) busca a formação de atletas pela iniciação esportiva e serve, também, como ferramenta de inclusão social.

O Navega São Paulo também procura desenvolver e fortalecer conceitos de sustentabilidade ambiental, ligados à rotina das aulas, como preservação dos mares, rios e represas, coleta de detritos jogados nas águas e margens, estudo do clima (temperatura e vento), reciclagem do lixo recolhido etc. “Mais do que formar campeões olímpicos, o Navega São Paulo forma cidadãos com consciência ambiental porque gera inclusão social por meio de esportes náuticos: vela, remo e canoagem. Além disso, o Estado precisa capacitar navegadores por causa do Pré-Sal”, salienta Lars Grael, medalha de bronze na Olimpíadas de Atlanta (EUA), em 1996.

Atletas e cidadãos

Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente, Piraju, Ilha Comprida, Fartura, Rifaina, Rubinéia, Presidente Epitácio, São Paulo (ONG Vento em Popa – Represa Billings), Mairiporã, Ilhabela, Avaré e Barra Bonita são os municípios contemplados com esta iniciativa para formar três mil atletas iniciantes diretamente, sendo 200 por núcleo, com treinamentos e infraestrutura náutica durante 12 meses de atividades.

Vilson Daniel Cristófari, diretor-presidente da Cesp, acredita que com o projeto ajudará a melhorar as condições ambientais onde os núcleos estão inseridos. O Projeto do Navega São Paulo em Barra Bonita existe desde 2005. “O projeto ficou paralisado um tempo e agora recebemos a boa notícia seria retomado em nossa cidade. Como tem ação social, nossos jovens terão um programa que dará todo o apoio para o seu desenvolvimento esportivo, social e de cidadão”, salienta José Carlos de Melo Teixeira, prefeito de Barra Bonita.

A parceria entre a Selt, Sabesp, Cesp e Imesp acrescenta componentes que permitem a realização do caminho entre a iniciação náutica e o treinamento profissional que capacita atletas de alto rendimento. Prova disso é Nivalter dos Santos, do Núcleo de São Vicente. Ele veio do Estado de Sergipe e logo se destacou pelo talento na canoagem. Ganhou medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos 2007 e se classificoue para as Olimpíadas de Pequim 2008.

“A Imprensa Oficial tem participado em diversas secretarias no apoio aos seus projetos. O Navega São Paulo visa à formação e inserção social de jovens. Por isso, esse projeto merece todo o apoio da Imprensa Oficial”, salienta a gerente de produtos editoriais e institucionais Vera Wey.

Celeiro de campeões

Localizado a 330 km da capital paulista, Piraju é um dos 29 municípios paulistas com status de estância turística no Estado de São Paulo. “Com 90,6 km do Rio Paranapanema cortando o município, é natural que conseguimos formar um celeiro de campeões de esportes náuticos”, diz Francisco Rodrigues, prefeito da cidade.

Poliana Aparecida de Paula é um exemplo. A jovem canoísta tomou contato com o esporte náutico em um núcleo do Navega São Paulo em 2000. Após um ano de treinamento foi chamada para participar da seleção brasileira.

Após vários treinamentos e competições, ela integrou a equipe brasileira de canoagem que participou dos Jogos Olímpicos em Pequim em 2008. “O projeto ajuda a melhorar as nossas condições de vida e além disso dá condições para começarmos uma carreira no esporte”.

Pedro Henrique Gonçalves, 16 anos, também de Piraju, pratica slalom. “No ano passado, eu fui o único representante da modalidade no Mundial na Espanha. O Navega São Paulo deu-lhe ainda a oportunidade de conhecer seis Estados e quatro países.  

Da Agência Imprensa Oficial