Projeto Música no Museu traz acordeonista italiano Mirco Patarini

Apresentação gratuita será dia 10 no Museu da Casa Brasileira

sáb, 09/07/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Reconhecido por sua virtuosidade, o acordeonista italiano Mirco Patarini, realiza apresentação no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado de Cultura, no dia 10 de julho, domingo, às 11h. A apresentação integra a série Momentos Especiais, dentro da programação do projeto Música no Museu, organizado pela produtora cultural Carmelita Moraes, e trará ao público um repertório que varia entre o clássico e o moderno.

Italiano, da cidade de Spoleto, Mirco começou a estudar música desde 1978, quando ingressou na escola CDMI (Centro Didattico Musical Italiano). No final do primeiro ano de estudo, o jovem já participava de diversos concursos nacionais, chegando a se classificar em primeiro lugar em muitos dos festivais de que participava.

Sua jovialidade e velocidade de interpretação sempre chamaram a atenção, o que resultou em convites para participar de concursos e festivais por toda Europa. Com apenas 18 anos, recebeu o 1º prêmio e título de Campeão do Mundo pelo Caux-de-Fonds, na Suíça.

Hoje reconhecido mundialmente, suas apresentações, tanto solo quanto com orquestra, são requisitadas por países como Itália, Alemanha, Espanha, Holanda, Egito, entre outros. No Brasil, Mirco já realizou concertos solos no SESC Ipiranga, Centro Cultural Vergueiro e no Festival de Arcodeon, em Juazeiro do Norte, na Bahia. Em 2011, iniciou uma nova turnê exclusivamente musical.

No mundo do acordeon, Mirco Patarini é autoridade e principal referência para os demais concertistas. Paralelo à sua carreira artística, o músico ocupa o cargo de presidente do Comitê ADC da Confederação Internacional dos Acordeonistas (CIA) e da empresa Scandalli, maior fabricante de acordeon do mundo.
Sobre o Projeto Música no Museu

Há 11 anos no calendário do Museu da Casa Brasileira, o Música no Museu traz apresentações de qualidade com entrada gratuita num dos locais mais charmosos da cidade: o jardim da instituição.

Durante este período, curadores de renome assinaram a programação. Entre eles os maestros Julio Medaglia e João Carlos Martins, assim como os pesquisadores e músicos Benjamin Taubkin, Antônio Nóbrega e Magda Pucci.

Mais de 120 mil pessoas conferiram, nestas 11 edições do projeto, as apresentações de nomes importantes da música brasileira, como Zimbo Trio, Mawaca, Orchestra Bachiana, Mutrib, entre tantos outros grupos, coletivos, projetos solo e camerísticos da música popular e erudita.

Na temporada de 2011, o projeto, com a coordenação de Carmelita Rodrigues de Moraes, tem como objetivo divulgar a diversidade da música nacional e internacional por meio de diversos estilos: instrumental, erudita, popular, medieval, renascentista, entre outros, e, ao mesmo tempo, oferecer ao público momentos agradáveis e especiais.

Serviço
Música no Museu
Data: 10 de julho
Horário: às 11h
Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Informações: (11) 3032-3727
Ingresso: Grátis
Acesso a portadores de deficiência física.

Da Secretaria da Cultura