Projeto Música na CPTM promete mudar cotidiano de usuários

Uma pausa na rotina corrida dos passageiros de trem para apreciação da arte

qui, 04/12/2008 - 13h43 | Do Portal do Governo

A partir de janeiro, a CPTM apresenta quinzenalmente atrações nas estações Brás, Barra Funda e Luz, com o projeto Música na CPTM. Na última terça-feira, 2, durante o lançamento oficial do projeto, no saguão da Estação da Luz, um grande número de usuários pôde contemplar uma prévia do que virá em 2009, com o Octeto de Cordas da Faculdade Santa Marcelina, além de adoçar um pouco o dia com pirulitos distribuídos por Papais Noéis.

O projeto tem como principal objetivo estreitar ainda mais a relação entre a CPTM e seus usuários, construindo um serviço diferenciado, oferecendo também oportunidades para a produção cultural. “Queremos transformar nossas estações em locais mais calorosos e receptivos para os nossos passageiros e artistas, incentivando a cultura em geral”, afirma Sérgio Avelleda, presidente da CPTM. Para ele outro fator interessante para a realização do projeto é a companhia ser a responsável por administrar espaços importantes e históricos da cidade de São Paulo, como a Estação Luz, por exemplo.

Para o Octeto da Faculdade Santa Marcelina (FASM), a experiência de tocar no saguão principal da Luz também foi extremamente positiva, já que levou a arte erudita a um público mais popular. “Essa iniciativa da CPTM é interessante. É só olhar em volta e ver a reação das pessoas”, enfatiza Vera Helena Cury, coordenadora do curso de música da FASM .

O conjunto tocou entre muitas canções, temas natalinos como “Noite Feliz”. Para incrementar mais o clima de Natal, 3 Papais Noéis e 3 Mamães Noéis distribuíram pirulitos e tiraram fotos com usuários de todas as idades. “A equipe que trabalhou no evento e a empresa estão de parabéns pelo bom trabalho realizado. Tenho 77 anos e freqüentava muito a Estação da Luz na minha infância para viajar ao Interior. É emocionante ver o quanto aqui está bonito”, revela Rodolpho Ninzoli, um dos Noéis durante o evento.

O público também aprovou a idéia. Para a enfermeira Raquel Lourenço da Silva, 40, é uma boa oportunidade para acompanhar espetáculos que nem sempre são acessíveis.  “Acredito que é importante levar eventos culturais ao povo. Por exemplo, quando tem alguém tocando piano aqui na Estação Luz, sempre paro para olhar. Acredito que a boa música pode ser apreciada independente da classe social”, relata. O Música na CPTM promoverá outros cinco shows neste mês de dezembro.

Confira a programação:

Dia 3 (Quarta – Feira). Banda Itinerante Arte Musical. Estação Brás, das 18h às 19h.
Dia 8 (Segunda – Feira). Grupo de Metais Faculdade Santa Marcelina. Estação Luz, das 18h às 19h.
Dia 10 (Quarta – Feira). Grupo Férrea Jazz Band. Estação Brás, das 18h às 19h.
Dia 17 (Quarta – Feira). Banda Itinerante Arte Musical. Estação Barra Funda, das 18h às 19h.
Dia 24 (Quarta – Feira). Banda Itinerante Arte Musical. Estação Brás, das 12h às 13h.

Da CPTM