Projeto Município Verde realiza seminário em Atibaia

Objetivo do encontro foi orientar técnicos de 41 municípios na elaboração dos planos de ação

qui, 13/03/2008 - 15h13 | Do Portal do Governo

A equipe do Projeto Ambiental Estratégico “Município Verde” realizou nesta quarta-feira (12), em Atibaia, mais um seminário de orientação aos técnicos das prefeituras dos municípios da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) quanto à elaboração dos Planos de Ação, que corresponde à Fase 3 do projeto, onde cada município terá que detalhar as ações para cumprir as metas determinadas pelo protocolo.

O prefeito de Atibaia, José Roberto Trícoli, destacou a presença dos representantes de 41 municípios da bacia, o que segundo ele, representa o comprometimento dos prefeitos no cumprimento da agenda ambiental regional. “O Município Verde estabelece as responsabilidades e os municípios têm que cumprir suas agendas ambientais”, declarou. Para Trícoli, não adianta os municípios reclamarem que o Estado não repassa recursos se eles próprios não têm projeto, programas e planejamentos em suas agendas ambientais. “Os municípios precisam organizar uma agenda ambiental de desenvolvimento, e isso começa com o Município Verde”, destacou.

Para o secretário do meio ambiente, Xico Graziano, o Município Verde é uma atitude humilde do governo do Estado de chamar os municípios para ajudar na solução dos problemas da agenda ambiental, mas destacou que não é possível ensinar quem não quer aprender. “A adesão ao Município Verde não é obrigatória, mas vamos ajudar quem quer ser ajudado. “O governo vai priorizar a ajuda aos municípios que se empenharem na solução dos problemas da agenda ambiental e os que conseguirem as melhores notas serão premiados”, anunciou.

Dos 57 municípios pertencentes à bacia do PCJ, 52 aderiram ao projeto. Desses, 40 já indicaram seus representantes e 9 já apresentaram seus planos de ação.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(L.F.)