Projeto mapeia trajeto de idosos para prevenir quedas

Entre 30% e 60% da população com mais de 65 anos cai uma vez ao ano

qui, 03/09/2015 - 12h02 | Do Portal do Governo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, por ano, são 424 mil mortes por quedas no mundo. De 30% a 60% da população com mais de 65 anos cai uma vez ao ano, e parte dessas quedas (de 40% a 60%) termina com algum tipo de lesão. Cientistas do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolvem um projeto que visa prevenir as quedas de idosos.

A pesquisa busca diminuir estas quedas e para isso são feitos testes que mapeiam o caminhar das pessoas idosas. Financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Centro é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial.

A primeira vez é uma caminhada simples. Na segunda, o percurso é feito com um copo de água em mãos. Na terceira vez, é preciso fazer contas de cabeça enquanto caminha. E não só isso: também é necessário trocar de bolso algumas moedas. Tudo para saber o quanto a distração influencia no passo do idoso.

Para mais detalhes sobre o projeto assista o vídeo.

Do Portal do Governo do Estado