Projeto Maio Fotografia no MIS apresenta mostras de fotógrafos consagrados

Chico Albuquerque, Carlos Ebert, Joakim Eskildsen e Willy Ronis terão mostras na programação que começa nessa terça

seg, 29/04/2013 - 15h40 | Do Portal do Governo

O MIS (Museu da Imagem e do Som) recebe, de 30 de abril a 16 de junho, o projeto Maio Fotografia 2013, que apresenta exposições individuais dos artistas Chico Albuquerque, Carlos Ebert, Joakim Eskildsen e Willy Ronis, fundamentais na história da fotografia.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque, com curadoria de Sergio Burgi é composta por 150 imagens que integram o acervo produzido pelo fotógrafo durante o período em que atuou em São Paulo, selecionadas a partir das principais vertentes da obra do autor: fotografia publicitária, fotografia industrial e de arquitetura, retrato de estúdio e documentação urbana.

Já a exposição Carlos Ebert: Deslocamentos apresenta 45 fotos e é dividida em três séries. Há imagens icônicas, como as de Rogério Sganzerla sentado em uma cadeira durante a realização de O bandido da luz vermelha, passa pelos enquadramentos de fragmentos de pessoas vivenciando seus cotidianos em locais próximos às locações cinematográficas e chega a imagens mais abstratas, que privilegiam o geometrismo, os grafismos e as intervenções visuais.

A mostra de Joakim Eskildsen compreende uma série de 62 fotos que apresentam comunidades de roma, populações nômades que têm em comum a origem indiana e a língua romani o’riginária do noroeste do subcontinente indiano, e apelidados de ciganos junto com outros grupos étnicos nômades.

Por fim, a exposição Willy Ronis traz uma seleção de obras que apresenta a inserção do fotógrafo em um discurso humanista e de profunda consciência da própria natureza e de experiências das realidades sociais que o cercavam.

Também faz parte da programação a inauguração da mostra Paquistão – Um País, Diversas Guerras, de Luiz Maximiano, um dos artistas selecionados pelo programa a Nova Fotografia 2013. O fotógrafo traz parte de seu trabalho documental sobre o Paquistão. Com cores fortes e uma câmera leve, seguindo a tradição fotojornalística, a série percorre situações corriqueiras, tecendo um delicado mosaico de experiências distintas.

SERVIÇO
Maio Fotografia no MIS (Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo)
30/4 a 16/6 – Terças a sextas, das 12h às 22h | Sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h
R$ 6, à venda na recepção do MIS ou pelo site www.ingressorapido.com.br
Classificação etária livre, com exceção de uma das salas da exposição Willy Ronis, que é 12 anos
(11) 2117 4777
www.mis-sp.org.br

Do Portal do Governo do Estado