Projeto leva aula sobre idoso para escolas estaduais

Ação tem o objetivo de incentivar a conscientização sobre o envelhecimento no espaço escolar

qua, 13/02/2008 - 8h39 | Do Portal do Governo

Alunos do Ensino Fundamental e Médio receberão informações e discutirão questões sobre o envelhecimento. Esta é uma das ações do “Futuridade – Plano Estadual para a Pessoa Idosa”, elaborado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), que foi aprovada pela Secretaria Estadual da Educação, no último dia 30.

Violência contra idosos, relações entre gerações e o Estatuto do Idoso são alguns dos temas que serão abordados nas aulas para incentivar a conscientização sobre o envelhecimento no espaço escolar, assim como no ambiente familiar e comunitário.

De acordo com o coordenador Carlos Lima Rodrigues, este projeto de médio a longo prazo implica numa mudança cultural. “As gerações futuras devem pensar de forma diferente, sem preconceitos contra os mais velhos”, espera.

Com esta iniciativa inovadora, São Paulo viabiliza a implantação do artigo 22 do Estatuto do Idoso, que garante a inclusão de conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, na área educacional. “É um avanço, um salto qualitativo no desenvolvimento do Futuridade. É um sinal de que o plano já está realizando mudanças”, ressalta a técnica Maria Inês Piovesan.

O plano

O plano é composto por dois eixos: o Futuridade Educação, responsável pela inserção do assunto nas escolas e inclusão digital dos idosos e, o Futuridade Município, que formará uma rede de atendimento a estas pessoas.

Para Carlos e Maria Inês os dois eixos se complementam. Enquanto a rede atende as necessidades em curto prazo, a educação forma cidadãos para garantir o bom relacionamento entre gerações.

Criar uma rede de atenção à pessoa idosa, sensibilizando e envolvendo a sociedade em geral, para assegurar os direitos destas pessoas é o objetivo do projeto.

Para isso, a Seads reuniu um grupo consultivo, composto por profissionais na área de gerontologia, responsável pelo planejamento das propostas e ações. O projeto tem como parceiros órgãos governamentais e membros da sociedade civil.

Da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

(I.P.)