Projeto Karatê na CASA será ampliado para unidade de Sertãozinho

A aula inaugural acontece nesta terça-feira; adolescentes ganham chance de competir em mundial

sáb, 01/03/2008 - 10h52 | Do Portal do Governo

O Projeto Karatê na CASA comemora um ano e ganha reforços de peso em sua nova caminhada. Na próxima terça-feira (5 de março), 30 jovens que cumprem medida socioeducativa de internação na unidade de Sertãozinho da Fundação CASA vão fazer parte do grupo de internos que  têm aulas de caratê com o professor Eduardo Michelin.

As aulas serão ministradas dentro da unidade, todas as terças e quintas-feiras. Os 30 adolescentes serão divididos em duas turmas. A primeira, com 10 alunos, terá aula das 16h às 17h30. A segunda, com 20, das 19h às 20h30. Com essa nova turma, que somada aos 24 da Unidade de Internação (UI) Ribeirão e outros 24 da UI Rio Pardo, o projeto chega a um total de 78 alunos atendidos todas as semanas.

“A unidade de Sertãozinho se interessou pelo resultado positivo que as aulas de caratê trazem”, disse o professor Eduardo Michelin. “Este é um trabalho de ressocialização para que os jovens possam perceber seus erros. Se o adolescente tem um desafeto, por exemplo, saberá conviver com isso, sem apelar à violência”.

O professor ainda destaca que dois jovens, um interno e um egresso, Thaun Felipe de Souza, alcançaram o índice para participar do 2º Campeonato Mundial Interestilos, que acontece entre os dias 15 e 19 de outubro, na Itália. Neste ano, o objetivo também é oferecer mais 20 vagas para os jovens da CASA Taquaritinga e 12 para os que vão cumprir a medida de Semiliberdade em Ribeirão Preto.

Com os novos alunos, o projeto de Karatê ganha novo fôlego. “O esporte permite desenvolver a disciplina, a concentração e a solidariedade”, confirma Roberto Damásio, diretor da Divisão Regional Norte da Fundação CASA. “Já percebemos resultados nas atitudes, gestos e olhares dos que praticam a modalidade”, afirma o diretor.

Projeto Karatê na CASA

Há um ano, o professor de Karatê Eduardo Michelin percebeu que, além de trabalhar como coordenador de equipe na Fundação CASA, em suas horas vagas poderia fazer algo a mais para os jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nas unidades Rio Pardo e Ribeirão Preto.

Foi quando tudo começou. Apostando no “desejo de ajudar ao próximo”, Michelin montou o Projeto Karatê na CASA. No primeiro mês de funcionamento do projeto, o sansei descobriu que seus alunos tinham potencial para se tornarem vencedores tanto na vida como no esporte. Logo, conseguiu montar uma seleção, composta por internos para competir em campeonatos estaduais e nacionais.

Durante 2007, os pupilos do sansei conseguiram acumular um total de 52 medalhas (oito de ouro, treze de prata e trinta de bronze) em 13 campeonatos – 12 estaduais e dois nacionais. O egresso Thaun também terminou o ano em 1º lugar no ranking da Federação Paulista de Karatê, na modalidade Shiai Kumitê (faixa amarela) e com o título de atleta do ano de 2007.

Da Fundação Casa

(I.P.)