Projeto Jogo da Vez leva a prática de xadrez para 200 escolas estaduais

Participantes do programa Escola da Família começam a aprender as regras do jogo de tabuleiro

qua, 12/10/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Crianças, jovens e adultos que participam do programa Escola da Família já podem aprender os fundamentos do xadrez aos fins de semana. Por meio do projeto O Jogo da Vez, 200 escolas estaduais de 14 Diretorias Regionais de Ensino da capital e da Grande São Paulo contarão com educadores para instruções sobre a prática.

Em uma ação conjunta da Secretaria da Educação com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, no início deste mês 200 educadores universitários do programa Escola da Família receberam orientação técnica da Federação Paulista de Xadrez (FPX) e agora podem passar adiante os ensinamentos.

A estimativa é que o projeto O Jogo da Vez atinja cerca de 6 mil participantes do Escola da Família. Para isso, foram distribuídos 2 mil kits de xadrez, nove para cada escola beneficiada e o restante para as respectivas Diretorias de Ensino. Além das atividades realizadas aos sábados e domingos, os tabuleiros também podem ser usados durante a semana pelos alunos das unidades de ensino.

Os benefícios do jogo

A prática do xadrez desenvolve habilidades como concentração, estratégia, raciocínio, criatividade e disciplina, conforme observa a professora de educação física Silvana Hosp, da Escola Estadual José Chediak, localizada na zona leste da capital.

Silvana conta que o resultado da prática vai além das aulas quinzenais que ministra, desde o ano passado, para alunos do ciclo II do Ensino Fundamental. “O xadrez ajuda na matemática, por exemplo, por causa do raciocínio rápido, da lógica”, relata a docente. O interesse pelo jogo de tabuleiro cresceu tanto na escola que hoje há aulas extracurriculares e cerca de 50 alunos treinam para competições.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que integra, diverte e educa a população. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho (os quatro eixos do programa).

Da Secretaria da Educação