Projeto Gosto de Ler 2001 será lançado na próxima quinta-feira, dia 3

Iniciativa do Governo do Estado deverá beneficiar mais de 10 mil crianças neste ano

dom, 29/04/2001 - 13h41 | Do Portal do Governo

Iniciativa do Governo do Estado deverá beneficiar mais de 10 mil crianças neste ano

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Cultura, lança na próxima quinta-feira, dia 3, às 9 horas, o projeto ‘Gosto de Ler’ 2001.

O lançamento da edição deste ano será no auditório da Secretaria da Cultura, onde haverá uma demonstração das diversas etapas do programa, realizado nas escolas de primeiro grau, para incentivar alunos da 1ª série a gostar e desenvolver o hábito da leitura. Na ocasião, será repetida toda a encenação feita aos alunos atendidos nas escolas.

Haverá ainda a performance sobre a ‘Descoberta do Baú’, criando expectativa e familiaridade com o livro e as oficinas ‘O contador de histórias’ e ‘A arte de contar histórias’, onde atores-contadores ensinam como tornar o livro interessante e chamar a atenção para essa importante fase de contato com a literatura. Estará presente o secretário da Cultura, Marcos Mendonça.

O projeto, implantado em 1998, já foi realizado em 102 municípios, beneficiando cerca de 30 mil crianças e dois mil professores. O objetivo é formar os leitores do futuro, incentivar e sensibilizar as crianças para o hábito da leitura. A idéia é também resgatar a arte milenar de contar histórias, incentivando a linguagem oral e transmitindo as técnicas desse instrumento educacional. Tem como resultado, o desenvolvimento da criatividade e do estímulo ao pensamento, à criatividade e ao raciocínio de forma lúdica.

Ao longo de todo o ano, o ‘Gosto de Ler’ estará beneficiando aproximadamente 10.600 crianças. A inciativa será realizada nos seguintes municípios: Atibaia, Arujá, Cajamar Cajati, Cajuru, Chavantes, Espírito Santo do Pinhal, Fartura, Ilha Solteira, Ipauçu, Mongaguá, Potirendaba, Santa Ernestina, Santo Antonio do Pinhal, São José do Rio Pardo, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Taquarituba, Teodoro Sampaio e Ubirajara. Aproximadamente 10.600 crianças deverão participar do projeto.

Data: Quinta-feira, dia 3 de maio de 2001
Horário: 9 horas
Local: Secretaria de Estado da Cultura