Projeto Horizontes Musicais une Hermeto Pascoal e banda ao Projeto Guri

De 22 de março a 23 de novembro, 16 renomados grupos musicais realizarão 45 concertos didáticos para cerca de 20 mil jovens

ter, 22/03/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo promove o Horizontes Musicais, série de concertos didáticos gratuitos, destinada aos alunos do Projeto Guri em São Paulo e Grande São Paulo. De 22 de março a 23 de novembro, 16 renomados grupos musicais, como Mawaca, Quarternaglia, Camerata Aberta, Ensemble São Paulo e Quinteto Villa-Lobos, realizarão 45 concertos didáticos para cerca de 20 mil jovens nos teatros de 17 CEUs onde estão localizados Polos do programa, além do Memorial da América Latina e auditórios em Osasco e Mogi das Cruzes. A programação completa pode ser consultada no site www.gurisantamarcelina.org.br.

Hermeto Pascoal é o convidado para o lançamento da Série, que acontecerá no dia 22 de março, terça-feira, às 16 horas, no Memorial da América Latina. “A infância é a melhor fase para ter contato com a música, pois as crianças são abertas e livres para aprender. Pedi a todos que levem sementes para fazermos um som juntos”, explica o músico, que é reconhecido pela grande capacidade de improviso e de mesclar sonoridades inusitadas.

Os espetáculos têm características estilísticas contrastantes e complementares, como música renascentista, jazz contemporâneo, choro, música cênica, música contemporânea, world music, entre outros. E diferentes formações instrumentais, levando aos ouvintes um rico universo sonoro.

O Projeto Guri, já com 16 anos de história, é responsável por introduzir cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos a mais de 51 mil alunos em todo o Estado de São Paulo. Os alunos que integram o projeto recebem uma atenção que vai muito além do ensino musical. Os projetos visam: potencializar as crianças, adolescentes e jovens em suas dimensões estética, afetiva, cognitiva, motora e social; garantir vivências enriquecedoras de sociabilidade; fortalecer o reconhecimento de seus recursos, que possam ser acionados em projetos futuros; proporcionar o acesso a diferentes vivências culturais; valorizar as expressões de cultura local; estimular criações e apresentações de grupos musicais. 

O projeto ainda acompanha todas as condições que afetam a vida e o bem estar de cada um – incluindo educação, assistência social, saúde, habitação, cultura, lazer, trabalho e outros. No Projeto Guri cada novo integrante opta pelo aprendizado de um instrumento musical, canto coral, ou ambos os cursos. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além do estudo da música ser desafiador, construtivo e prazeroso, a variedade de repertório mantém viva a raiz cultural da comunidade.

Não há a necessidade de prévio conhecimento musical, para participar, os interessados devem ter entre 6 e 18 anos, verificar a disponibilidade de vagas em algum dos pólos do projeto e comprovar freqüência escolar regular. Ao ingressar no projeto, o aluno opta por aulas de instrumento musical, coral ou de ambos. Durante as aulas, os alunos são apresentados aos mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas, além de poderem trabalhar com diversas manifestações culturais, contribuindo para manter vivas as raízes culturais da própria comunidade. 

Serviço
Horizontes Musicais
22 de março, 16h
Auditório Simón Bolívar
Serão distribuídos 200 convites, na bilheteria do Auditório, a partir das 14h.

Do Memorial da América Latina