Projeto Guri realiza apresentação em festival de São João da Boa Vista

Repertório dos estudantes da ação será composto por músicas populares brasileiras na 42ª edição da Semana Guiomar Novaes

sáb, 21/09/2019 - 12h41 | Do Portal do Governo

A cidade de São João da Boa Vista, no interior paulista, será palco da 42ª edição da Semana Guiomar Novaes, festival que homenageia a célebre pianista natural do município. Neste ano, o evento contará com apresentação dos alunos do Projeto Guri de Santo Antônio de Posse, na Igreja de São Cristóvão, em 26 de setembro, às 20h30.

Maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, o Projeto Guri apresentará um repertório composto por canções clássicas do cenário musical brasileiro. A programação é gratuita e aberta ao público.

Acompanhados pela educadora de canto coral Lilian Eufrásio, os 35 jovens que participarão do festival interpretarão Maria, Maria, de Milton Nascimento, Cio da Terra, de Chico Buarque e Milton Nascimento, Vira Virou, de Kleiton & Kledir, Alecrim, de Adriana Calcanhoto, Azul da Cor do Mar, de Tim Maia, e A Lua, de MPB4.

Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Projeto Guri oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA).

Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada da iniciativa atende uma resolução da pasta que regulamenta parcerias entre o Governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, ela é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA.

Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

SERVIÇO

Apresentação do Projeto Guri – 42ª edição da Semana Guiomar Novaes
Data: 26 de setembro de 2019
Horário: às 20h30
Local: Igreja de São Cristóvão
Endereço: Rua Monsenhor Ramalho, 350 – Via Brasil – São João da Boa Vista – SP
Entrada gratuita e aberta ao público

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.